Crédito rural: BNDES suspende pedidos de financiamento para Pronaf Investimento com juros de 3% ao ano
22-11-2021

Foto: Adair Sobczak
Foto: Adair Sobczak

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou a suspensão de mais uma linha de crédito subsidiado no âmbito do Plano Safra 2021/22.

Por Tânia Rabello

Conforme circular publicada no site do banco de fomento no dia 16, foram suspensos novos pedidos de financiamento da linha do Pronaf Investimento que contempla juros prefixados de 3% ao ano. A suspensão temporária ocorreu, conforme o banco, por causa do "nível de comprometimento dos recursos disponíveis".

Desde que o ano-safra 2021/22 começou, em 1º de julho, o BNDES vem anunciando a suspensão temporária de novos pedidos de financiamento de várias linhas de crédito rural por causa do esgotamento dos recursos disponíveis. A mais recente ocorreu também este mês, no dia 9, igualmente em linha do Pronaf Investimento, só que destinada à aquisição isolada de matrizes, reprodutores, animais de serviço, sêmen, óvulos e embriões.

No dia 28 de setembro, houve o bloqueio de novos pedidos para o Moderfrota, o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras.

Anteriormente, outros programas também tiveram novos pedidos de crédito bloqueados. No dia 13 de setembro, foi a vez do Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido (Proirriga). No dia 6 de setembro, foram três linhas: Pronaf Custeio - exclusivamente para operações com taxa de juros prefixada de até 4,5% ao ano -; Programa ABC (agricultura de baixo carbono), exclusivamente para operações com taxa de juros prefixada de até 7% ao ano, e, finalmente, do Pronamp Investimento (linha voltada ao médio produtor rural).

Em 19 de agosto, o BNDES havia cancelado pedidos adicionais de crédito para o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro); o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA); o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) - para operações de custeio - e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Investimento).

Em 27 de julho, o banco de fomento soltou circular proibindo novos pedidos de financiamento na linha PCA, no caso, "para operações com taxa de juros prefixada de até 7% ao ano". E, em 10 de agosto, o bloqueio ocorreu na linha Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop).

Até o momento, não houve nenhuma circular por parte do banco autorizando a retomada de nenhuma das linhas suspensas acima citadas.

Fonte: Broadcast