Crise do setor é destaque no Anuário da Agricultura Brasileira 2015 da Informa Economics FNP
29-04-2015

 A Informa Economics FNP, com mais de 23 anos em consultoria no agronegócio brasileiro, lançou recentemente o Agrianual 2015 - Anuário da Agricultura Brasileira. Em sua vigésima edição, o Agrianual 2015 traz dezenas de artigos de especialistas em diversas áreas do agronegócio. Dentre os destaques está a cana-de-açúcar, com o artigo "Cana-de-açúcar vai sobreviver, mas haverá mudanças", assinado pelos pesquisadores e engenheiros Márcio Luiz Perin e Gilberto Martins.

Na apresentação do Agrianual 2015, o Informa Economics destaca que o foco do anuário "não é, contudo, o governo, e sim agricultores, técnicos, investidores, empresários dos mais diversos segmentos, pesquisadores e professores. São esses os principais interessados nos artigos de especialistas, nos dados de custo de produção e nas séries históricas, sem falar do mercado de terras".

No artigo referente à cana-de-açúcar os autores argumentam que "o segmento sucroenergético atravessa uma das mais duras crises de sua história". Os articulistas destacam ainda o pessimismo que aflige toda a cadeia, além das adversidades climáticas que se sucedem, somando ainda a falta de competitividade do etanol frente à gasolina, os armazéns lotados de açúcar, exigências ambientais e trabalhistas crescentes e o custo alto e crescente dos insumos.

Perin e Martins demonstram como esta confluência de fatores tem proporcionado um endividamento exponencial de muitas usinas, o que levou mais de 70 unidades a entrarem com pedido de Recuperação Judicial, com o fechamento de outras 40 agroindústrias nos últimos anos.

A UDOP ganhou um exemplar do Anuário da Agricultura Brasileira 2015, que está disponível na biblioteca Lamartine Navarro Júnior, mantida pela entidade. Quem se interessar na consulta ou empréstimo do Agrianual 2015, deve se dirigir à sede da UDOP, na Praça João Pessoa nº 26, no centro de Araçatuba/SP.

Rogério Mian