Crotalária e cana formam dobradinha perfeita para turbinar a produtividade
25-05-2017

Essa espécie de adubo verde pode garantir ganhos de produtividade de 15 a 20 toneladas de colmos por hectare

Leonardo Ruiz

O plantio sucessivo de uma única cultura ano após ano tende a provocar degradação física, química e biológica no solo, que acabará impactando negativamente na produtividade da lavoura, além de proporcionar condições mais favoráveis para o desenvolvimento de doenças, pragas e plantas daninhas. Por isso, usar e abusar dos nutrientes de um solo sem que haja uma recuperação do mesmo de tempos em tempos é uma prática que não deve ser adotada.

Felizmente, o setor agro nacional já entendeu a importância de um correto manejo da fertilidade do solo e a rotação de culturas é uma prática já consolidada em, praticamente, todas as cadeias produtivas, entre elas, a da cana-de-açúcar.

Essa prática consiste em alternar, anualmente, espécies vegetais numa mesma área agrícola. Por exemplo, antes de entrar com a cana, é recomendável desenvolver um trabalho com outros cultivos, visando restabelecer condições favoráveis ao ambiente de produção, compatíveis com produtividade e sustentabilidade.

É muito comum no setor sucroenergético a rotação com amendoim ou soja. Entretanto, a adubação verde vem ganhando cada vez mais espaço como uma dobradinha perfeita com a cana-de-açúcar, principalmente naquelas áreas mais problemáticas, com menor fertilidade, mais arenosas e com declividades e nematoides. Além disso, ela também tem sido a saída para a recuperação de áreas de expansão com pastos degradáveis.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 42 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.