CTC colocará em teste clones de cana até 12% mais produtivos
01-12-2023

Expectativa é colocar as novas variedades de cana no campo a partir da safra 2025/26 — Foto: Wenderson Araujo/CNA
Expectativa é colocar as novas variedades de cana no campo a partir da safra 2025/26 — Foto: Wenderson Araujo/CNA

Avaliações serão feitas ao longo de 2024, indo ao encontro da demanda dos produtores por variedades com melhoramento genético e maior potencial

Por Nayara Figueiredo — São Paulo

Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) está trabalhando no desenvolvimento de clones de variedades de cana com potencial para entregar produtividade de até 14 toneladas de açúcar por hectare, afirmou nesta quarta-feira (29/11) a CFO da empresa, Denise Francisco, nos bastidores do prêmio Melhores do Agronegócio promovido pela Globo Rural.

Segundo a executiva, os clones estarão em testes durante 2024 e, após aprovação com licenciamento comercial, ficarão disponíveis para uso das usinas em larga escala na safra 2025/26. "Hoje, temos variedades com potencial produtivo que pode chegar a 12,5 toneladas de açúcar por hectare", disse ela, o que significa um avanço de 14% quando a nova tecnologia chegar ao mercado. Atingir o potencial pleno de produtividade depende do manejo de cada produtor.

Denise disse que o CTC chegará ao próximo ano em uma posição favorável, uma vez que a safra recorde de cana 2023/24, que deve superar 600 milhões de toneladas processadas no Centro-Sul, e os elevados preços do açúcar geraram uma reação em cadeia que beneficiou todo o setor.

"O setor aprendeu que açúcar começa no campo. Varia de usina para usina, mas estão procurando mais variedades (de cana) com ganho genético maior", afirmou ela.

 Fonte: Globo Rural