CTC vai premiar campeãs no desafio do simulador de colhedora no V Encontro Cana Substantivo Feminino
04-01-2018

O simulador de colhedora de cana será levado pela Raízen e as participantes do Encontro poderão testar a habilidade com a tecnologia

CTC9002: mais açúcar por hectare, porte ereto, boa colheitabilidade e longevidade.

Realizar o corte mecanizado de cana com qualidade é fundamental para o setor sucroenergético. Entre os fatores que levam a essa prática correta está a escolha de variedades de cana adaptadas ao corte mecanizado. Canas com porte ereto, que dificilmente acamam e não formam o popular rolo. A cana tombada além de dificultar o corte, aumenta a quantidade de impurezas, principalmente mineral, que segue para a indústria.

Desenvolver variedades de cana que também atendam a esta característica tem sido um dos focos da área de melhoramento genético de cana do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).É o caso da variedade CTC9002, que apresenta produtividade maior de açúcar por hectare do que as concorrentes, além de possuir um porte ereto, boa colheitabilidade e longevidade.

Outro fator primordial para uma eficiente colheita mecânica da cana-de-açúcar é o bom desempenho do operador ou operadora da colhedora. Para isso, é fundamental capacitação. Para formar e capacitar operadores de colhedora com eficiência, reduzindo os erros operacionais e otimizando o tempo de aprendizagem, há empresas que para o treinamento da mão de obra estão adotando a tecnologia do Simulador de Colhedora de Cana. É o caso da Raízen, que iniciou a prática em 2012.

A Raízen levará ao V Encontro Cana Substantivo Feminino o simulador de colhedora de cana. As participantes poderão não só conhecer a tecnologia, como testar se têm habilidade com a máquina, tudo sob a orientação de uma operadora de colhedora de cana que atua na empresa.

E como o CTC sabe da importância da formação e capacitação da mão e obra para o corte de qualidade, irá premiar as três mulheres com melhor desempenho no desafio com o simulador de colhedora de cana da Raízen. Então, meninas, se preparem! As campeãs além do prêmio do CTC irão virar matéria na revista CanaOnline.

O V Encontro Cana Substantivo Feminino acontece em 10 de março de 2016, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP. Inscrição antecipada grátis pelo site: www.canasubstantivofeminino.com.br

Fonte: Cana Substantivo Feminino