Cuba, Cana e Fidel
19-01-2017

Cuba tem sua história muito ligada à cultura canavieira, assim como nós brasileiros
Cuba tem sua história muito ligada à cultura canavieira, assim como nós brasileiros

Cuba tem sua história muito ligada à cana-de-açúcar, assim como nós brasileiros

* Raffaella Rossetto

Graças à cana-de-açúcar viajei por muitos países. Graças à cana e graças à paixão pela cana, porque mesmo em férias ou turismo, sempre encontro um jeitinho de visitar alguma coisa que ao menos me lembre da cana. Por esta razão, fui convidada a compartilhar com vocês leitores da CanaOnline minhas impressões de viajante da cana. São fatos pitorescos, curiosos, dos quais tenho prazer em dividir com os amigos nas mesas de boteco ou nas conversas no cafezinho. Não tenho a pretensão de ser professora de história ou de apontar fatos e opiniões galgadas em filosofia ou ciências sociais. O intuito é apenas transmitir impressões de uma turista. Uma turista da cana.

Vou começar esta coluna com minha viagem à Cuba, que está na moda agora, e contar duas histórinhas interessantes que vivenciei por lá. Nas férias, minha primeira intenção era ir para o Peru, Matchu Pitchu, mas com a ida do Papa e de Obama à Cuba, e a possível abertura que está por vir, decidi conhecer a ilha antes de Ronald MacDonalds, antes que Cuba faça parte da aldeia global, tornando o mundo mais igual e por isso também um pouco mais chato.

Cuba e a cana-de-açúcar

Cuba tem sua história muito ligada à cultura canavieira, assim como nós brasileiros. O cultivo da cana em Cuba se desenvolveu através da mão de obra escrava no século XVIII. Em 1990, Cuba produziu em conjunto com a União Soviética, 7,8 milhões de toneladas de cana. Sua economia foi baseada na produção de açúcar que foi sua primeira fonte de divisas por muitos anos. Após a queda do apoio soviético, os altos custos de produção do açúcar em Cuba não competiam internacionalmente e a produção de Cuba começou a cair vertiginosamente. Atualmente a produção está em torno de 1,8 milhão de toneladas e o setor canavieiro sofreu forte decadência.

Voltando a época dos escravos, Cuba foi o penúltimo país a abolir a escravidão. O Brasil foi o último (sempre atrasados, nós...). A província de Cienfuegos era uma região produtora de açúcar e existem ainda as ruínas de dois engenhos do século XVIII que podem ser visitados. É uma região bonita, de clima tropical não muito distante do mar.

Veja matéria completa na editoria Viajantes da Cana na edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.