Curso UniUDOP discute metodologias analíticas para maior eficiência industrial
14-10-2014

Na última quinta-feira (9) foi realizada a 4ª Aula/Palestra do Curso Industrial da UniUDOP, realizada neste ano. O evento reuniu mais de 90 pessoas no auditório da Churrascaria Terra do Boi em Araçatuba/SP.

O Curso Industrial teve como tema: "Revisão das metodologias de amostragens e controles analíticos em indústrias sucroenergéticas". O primeiro palestrante, Celso Caldas, mostrou como analisar as eficiências e perdas.

Em entrevista à TV UDOP, o consultor disse que "muitos profissionais costumam só medir e analisar a eficiência industrial, mas o mesmo deve ser feito com as perdas. Só assim é possível identificar onde estão as perdas, minimiza-las e aumentar a eficiência industrial".

O Gerente Corporativo de Laboratórios do Raízen, Achiles Mollon palestrou sobre a qualidade da matéria-prima e os desafios para ter uma boa amostragem. Ele comentou que "com a evolução da colheita mecanizada, as usinas partindo para a produção de energia, a necessidade de vir palha para dentro da indústria é muito grande. Infelizmente, a qualidade da matéria-prima vai ser sacrificada por isso e nós temos que desenvolver algumas metodologias para avaliar melhor a qualidade da cana que está chegando e que não sofra interferências".

A Aula/Palestra contou também com a participação do Gerente Corporativo de Laboratório do Grupo Tereos, Adalberto Voltarelli, do Gerente de Departamento do Controle de Qualidade da Usina Alta Mogiana, Demetrius Barbosa de Freitas e do Presidente Nacional da STAB, José Paulo Stupiello.

O uso da cariotipagem no processo de fermentação alcoólica foi o assunto discutido pela professora da Unicamp, Maria da Graça Stupiello Andrietta. "A cariotipagem é uma técnica de biologia molecular que a gente usa para identificar as leveduras no processo de fermentação. Através dessa técnica é possível ter acesso a dados importantes das leveduras e criar um histórico do processo de fermentação", comentou Maria da Graça.

O pesquisador do CTC Wokimar Teixeira Garcia palestrou sobre a importância dos resultados analíticos e o uso das metodologias para conseguir maior eficiência. Ele explicou que o objetivo do curso é buscar por uma padronização das metodologias analíticas, de monitoramento de processos, novas tecnologias e também de busca de melhor eficiência.

A Aula/Palestra foi uma promoção da UDOP em parceria com a SATB e teve o apoio cultural das empresas: Bayer Cropscience, Deloitte, FMC, GE e Syngenta, além das mídias parceiras: revista CanaMix, Cana Online, Canal - Jornal da Bioenergia e Revista Stab .

Para ver a reportagem completa da TV UDOP, clique aqui. Ou, se preferir, acesse a nossa página no YouTube: www.youtube.com/tvudop.

Patrícia Mendonça