CVM defere pedido de OPA unificada da Tereos, que controla a Guarani
24-06-2016

O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deu o sinal verde para o registro da oferta pública de aquisição de ações (OPA) unificada da Tereos.
A decisão foi tomada em reunião na terça-feira, 21. Com o aval do regulador, a companhia poderá seguir com a oferta para cancelamento de seu registro na CVM e saída do Novo Mercado, segmento especial de governança da BM&FBovespa. A decisão acompanhou parecer da Superintendência de Registros da autarquia e outros recentes do colegiado.
A Tereos controla a Guarani, grupo sucroalcooleiro com sete usinas no noroeste paulista e capacidade para processar até 23 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por temporada. No início do ano, os acionistas da Tereos aprovaram em assembleia o cancelamento de registro de companhia aberta e a migração para o segmento básico de listagem. A operação, entretanto, tinha que passar pelo crivo da CVM, que deve analisar se o pedido de unificação atende aos interesses da companhia e dos acionistas.
O colegiado considerou que a unificação das ofertas não trará prejuízo aos acionistas. Seguindo precedentes, também deferiu o pedido de dispensa dos limites de aquisição 1/3 e 2/3 das ações em circulação previstos no artigo 15 da Instrução 361, caso não seja atingido o quórum de sucesso para cancelamento de registro da companhia (2/3). Nesse caso, a OPA para saída do Novo Mercado subsistirá mesmo sem que os limites sejam atingidos, estendida para os demais titulares de ações da companhia.