Compartilhe:

DATAGRO estima que a moagem de cana-de-açúcar na safra 2020/21 seja de 646 milhões de toneladas

A DATAGRO estima que a moagem de cana-de-açúcar na safra 2020/21 seja de 646 milhões de toneladas, sendo 596 milhões de toneladas no Centro-Sul e 50 milhões de toneladas no Norte e Nordeste.

 Na solenidade de Abertura de Safra de Açúcar, Açúcar e Etanol DATAGRO Santander, em Ribeirão Preto/SP, o presidente da consultoria, Plínio Nastari, afirmou que a previsão é que a temporada 2020/21, que iniciará oficialmente no dia 1º de abril, tenha um mix mais açucareiro.

Isso devido à expectativa de quebra de safra em países produtores como Índia, Tailândia e México. A produção nacional de açúcar deverá ser de 35,4 milhões de toneladas, sendo 32,5 milhões de toneladas no Centro-Sul e 2.9 milhões de toneladas no Norte e Nordeste.

O consumo doméstico é estimado em 10,4 milhões de toneladas e a demanda externa prevista em 25 milhões de toneladas. Já a produção de etanol de cana será ligeiramente menor, compensada por um aumento da produção de etanol de milho e de importações.

A produção nacional deve ser de 32,7 bilhões de litros, sendo 30,2 bilhões de litros de etanol de cana e 2,5 bilhões de etanol de milho. A participação do etanol no Ciclo OTTO se manterá na faixa de 45%. “A oferta de cana em 2020 indica ano positivo, mas a precipitação abaixo da média em março é ponto de atenção. O armazenamento hídrico está segurando o desenvolvimento fisiológico da cana”, disse o presidente da DATAGRO.

Segundo Nastari, “estamos caminhando na direção do La Niña, fator ruim para a região Centro-Sul, mas positivo para o Norte e Nordeste