Desafios da liderança: trilhando caminhos
16-09-2014

*Fabiane Zat e Sandra Schiavetto

Liderar é criar um ambiente em que as pessoas desejam ser parte da organização, e não apenas trabalhar nela. Liderar é criar um ambiente que as motive a fazer, em lugar de ter que fazer. Criar esse ambiente é um imperativo empresarial. Como pessoas de negócios, é nosso dever criar um ambiente em que os colaboradores se sintam parte de algo maior e tenham esse propósito como valor em suas vidas, que os instiga a emprestar sua inteligência em sua potencialidade real.
Nos diferentes cenários corporativos é rotina encontrarmos uma realidade comum: profissionais vistos apenas como cumpridores de funções, tratados como coisas, como a cadeira em que se senta. Nenhum de nós quer ser alguma coisa que fica no canto.
Verificamos que a maior satisfação de um profissional é sentir-se parte de algo, sentir que confiam nele para tomar decisões.No contexto organizacional atual as estruturas administrativas devem ser fluídas e flexíveis com lideranças capacitadas para conduzir as pessoas, e nãopara reprimi-las. A administração é uma ferramenta e não um fim.
O posicionamento do líder deve deixar claro o que deseja e acompanhar o processo de produção para ter certeza de que as coisas estão acontecendo como planejado. Isso é gerenciamento de processos, ação imprescindível para o controle da produtividade efetiva. Paralelamente ao gerenciamento de processos, torna-se fundamental que o líder desenvolva habilidades relacionais e acompanhe os comportamentos de seus liderados.
Veja artigo completo na editoria Gestão de Pessoas na edição 13 da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br