Dezoito empresas sucroenergéticas aderem aos princípios do empoderamento feminino da ONU
30-10-2019

A assinatura ocorreu nesta terça-feira, 29, durante a 19ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol

O setor sucroenergético se reuniu para assinar o termo de compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres (Organização das Nações Unidas) e do Pacto Global. A cerimônia de assinatura foi realizada na 19ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, que aconteceu nos dias 28 e 29 no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. Entre as empresas participantes da iniciativa estão Biosev, Atvos, São Martinho, Raízen, VLI, Copersucar, Cofco, Adecoagro, Corurípe, Bevap, Agropeu, Delta Sucroenergia, Bio Aroeira, Jatiboca e Datagro.

 Ao todo são sete princípios que ajudam as empresas a incorporar valores e práticas, visando a equidade de gênero em seus negócios. Entre os compromissos estão o estabelecimento de uma liderança corporativa sensível ao tema; o tratamento de mulheres e homens de forma justa, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação; a garantia da saúde, segurança e bem-estar dos públicos feminino e masculino nas empresas; o estímulo à educação, capacitação e desenvolvimento profissional de mulheres; o apoio ao empreendedorismo feminino e promoção de políticas de empoderamento; o incentivo à igualdade de gênero, por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e a medição, documentação e publicação dos progressos das empresas na promoção da igualdade de gêneros. 

A realização da assinatura foi uma iniciativa de Dorothea Soule, diretora Comercial, de Originação e Suprimentos da Biosev, defensora da maior presença feminina no setor, que hoje é de apenas de 9,1%. A executiva foi a responsável por engajar as empresas na assinatura conjunta. Procurou a Datagro e propôs que durante a Conferência houvesse um espaço para a cerimônia de assinatura.

Para Dorothea, o compromisso com a ONU Mulheres e o Pacto Global faz parte de um panorama mais amplo, o de estímulo à diversidade no ambiente corporativo. “Nossa adesão e de outras empresas do setor é o primeiro passo para valorizar e contribuir com a equidade entre mulheres e homens no mercado de trabalho, aumentando as oportunidades de desenvolvimento profissional para o público feminino. Nossa expectativa é que estes princípios ultrapassem os limites das corporações, alcançando outros ambientes da sociedade”, destaca.

Plinio Nastari, presidente da Datagro, salientou que a empresa valoriza e reconhece a importância de se dar condições de igualdade para as mulheres em todas as atividades e em todos os níveis do agronegócio, desde a operação até os níveis de lideranças e CEOs. Por esse motivo, na 19ª Conferência Internacional Datagro, tivemos um momento muito importante, com a assinatura do protocolo ONU Mulheres, firmado por empresas e entidades que apoiam a igualdade nas condições de trabalho das mulheres em todos os níveis de atividade”. 

A cerimônia de assinatura contou com a presença de Maristella Iannuzzi, consultora da ONU Mulheres no Brasil, que em sua palestra ressaltou a maior necessidade da diversidade no setor sucroenergético, pautada pelo equilíbrio e o respeito. “É muito significativo a assinatura desse termo de compromisso por parte de 18 empresas de um dos principais segmentos econômicos do país. No geral, já existem grandes mulheres na liderança de empresas, mas é um número que precisa aumentar com maior incentivo e empoderamento das mulheres no mercado de trabalho”, observou Maristella, que é formada em Engenharia Mecatrônica.

O compromisso do setor com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres será um dos temas do IX Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece em 19 de março de 2020, o Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP. Durante o Encontro haverá também a assinatura de adesão de outras unidades sucroenergéticas.