Dia Mundial da água: setor sucroenergético e a gestão no uso da água
25-03-2019

 

Ciente da importância da água, não só para a cana-de açúcar, mas para o planeta, o setor sucroenergético tem trabalhado de forma decisiva para conservação e uso sustentável desse recurso.

Em quase quatro décadas, o setor reduziu 95% da captação de recursos hídricos para uso industrial. Caiu de 15 a 20 m3 de água por tonelada de cana processada para, atualmente, captar cerca de um metro cúbico por tonelada.

Essa queda no consumo foi proporcionada por investimentos em reuso de água através de tratamento e recirculação, otimização do balanço hídrico industrial e adoção de novas tecnologias como, por exemplo, a limpeza a seco da cana.

Além disso, em 2018, a bioeletricidade ofertada para a rede, pelo setor sucroenergético, foi de 21,5 mil GWh. Geração equivalente a uma economia de 15% da energia armazenada sob a forma de água nos reservatórios das hidrelétricas do submercado Sudeste/Centro-Oeste.

NASCENTES

A recuperação de nascentes também é de extrema importância para segurança hídrica. Nesse sentido, o setor sucroenergético é responsável por 70% dos projetos de prateleira do Programa Nascentes, do estado de São Paulo, e conta com quase 800 hectares em processo de recuperação, em áreas consideradas prioritárias para preservação dos recursos hídricos.

O Programa Nascentes alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional

 

Unica