Diário do Zé, direto da Austrália
11-08-2014


Conheça um produtor de cana-de-açúcar australiano, do estado de queensland

Na viagem que está fazendo à Austrália, o engenheiro agrônomo José Renato Donadon, funcionário da AGCO/Santal, está hospedado na fazenda de uma família que é tradicional produtora de cana-de-açúcar em Queensland.

Está na fazenda de Robert Strano, que é da terceira geração de produtores de cana na região de Burdekin. Ele tem mais de 20 anos de experiência na colheita mecanizada de cana na Austrália.

Em uma fazenda de 550 hectares, 420 hectares são dedicados à cana-de-açúcar. Ele produz anualmente em torno de 50 mil toneladas de cana. 100% da lavoura é irrigada por inundação, e a cana é queimada antes da colheita.

Da área de Marketing do Produto da AGCO/Santal, José Renato Donadon está aproveitando as férias do trabalho para fazer uma viagem técnica à Austrália. O objetivo é conhecer mais da tecnologia aplicada no País para a produção de cana-de-açúcar.

Como no Brasil, os agricultores que produzem cana na Austrália precisam ralar muito para viabilizar a cultura.
Logo no primeiro dia de Zé Renato Donadon no País, ele acordou por volta de 3 da manhã para ajudar o seu anfitrião, o fazendeiro Robert Strano, a consertar seu caminhão para transportar os vagões de trem da fazenda até o ponto de coleta da ferrovia.
A cana-de-açúcar é colocada em vagões de trem, que são levados de caminhão da fazenda até o ponto de coleta ferroviária.