Dispositivos para enlonamento de carga canavieira podem evoluir muito
31-05-2017

Demora para a lei entrar em vigor atrasou investimentos na tecnologia de enlonamento de carga canavieira

A partir de 1 de junho, entra em vigor a lei que exige a cobertura de carga canavieira nos caminhões que circulam nas rodovias municipais, estaduais e federais. Para realizar o enlonamento, o mercado disponibiliza um equipamento específica para essa operação, mas esse dispositivo pode ser acionado de várias formas, que vão do manual ao eletrônico.

Sobre os sistemas de enlonamento de carga de cana, Carlos Augusto, diretor da Agriserv Soluções Agrícolas, localizada em Sertãozinho, SP,acredita que ainda podem melhorar muito. Salienta que nesses quatro anos em que a Agriserv se dedica a esta tecnologia, já promoveu grandes evoluções. E que o fato da prorrogação para que a lei passasse a vigorar, acabou atrasando as inovações, pois a empresa precisou reduzir os investimentos no desenvolvimento da tecnologia. Outro ponto que atrapalha, é que muitos ainda preferem investir em alternativas mais baratas, do que em um equipamento que de fato supere as necessidades “como o de redutor da Agriserv”.

Mas com a implementação da lei, a melhoria na situação financeira do setor e a maior profissionalização da atividade, Carlos diz ter certeza que, nos próximos anos, projetos como os da Agriserv, que valorizam a eficácia, a durabilidade e a credibilidade, passarão a ser uma escolha natural. “Não pensamos só na venda, pensamos no pós-venda, no mercado de reposição, peças catalogadas, linhas de credito como BNDES, na durabilidade do produto e principalmente na segurança dos motoristas e operadores”, conclui o diretor da Agriserv.

Veja matéria completa na editoria Mecanização na edição 42 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.