DMB levará à Agrishow 2016 sua ampla linha canavieira
15-04-2016

A grande vedete este ano será, novamente, a plantadora de cana PCP 6000 Automatizada

A DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, com sede em Sertãozinho, SP, levará para a 23ª Agrishow sua ampla linha de produtos para o setor canavieiro. Segundo Auro Pardinho, gerente de marketing da Empresa, a grande vedete este ano será, novamente, a plantadora de cana PCP 6000 Automatizada. “A máquina em si foi lançada em 2014, porém, por ser um equipamento inovador no setor, ele ainda atrai o interesse dos profissionais sucroenergéticos onde quer que esteja exposto.”

Diminuir o consumo de mudas por área plantada e a influência do “fator humano” no resultado do plantio foram os dois objetivos que levaram a DMB a investir no desenvolvimento desse equipamento. “Já virou uma regra dizer que a média de utilização de mudas no plantio mecanizado é na ordem de 20 toneladas por hectare. Com nossa máquina, esse número cai pela metade, pois ela devolve para a caçamba o excesso de mudas da esteira, fazendo com que apenas os rebolos presentes nas taliscas sejam distribuídos nos sulcos de plantio.”

Para sanar os problemas do fator humano, a DMB implantou um CLP (Centro Lógico Programável) na plantadora, onde todas as operações são programadas eletronicamente e acionadas com um simples toque na tela feito pelo tratorista através de uma IHM (Interface Homem-Máquina) instalada na cabine do trator. Para manter o fluxo de rebolos no ponto ideal das esteiras para serem transportados e distribuídos nos sulcos de plantio, a plantadora possui sensores que acionam eletronicamente os empurradores traseiros, mantendo as esteiras abastecidas até o término da carga de mudas.

Outro destaque do estande da DMB será sua adubadora de discos, implemento acoplado nos três pontos do trator e destinado a realizar a adubação das soqueiras da cana-de-açúcar. O equipamento permite a deposição do adubo nos dois lados da linha da cana numa profundidade ao redor de 10 cm, onde se concentra a maior porcentagem de renovação do sistema radicular da cultura.

Para Pardinho, a principal vantagem dessa adubadora é sua eficiência e alto rendimento, colocando a quantidade certa no local mais adequado. “Atualmente, devido às janelas curtas para aplicação de insumos, o pessoal aplica adubo sem a devida atenção e de qualquer jeito. Isso levará a grandes prejuízos, pois, ao longo dos últimos 10 anos, o adubo foi o insumo que mais subiu de preço.”

Com relação às expectativas para a Feira deste ano, o gerente de marketing da DMB se diz cauteloso, pois, se numa ponta os preços estão mais atrativos, na outra os produtores estão receosos de investirem em suas propriedades no cenário de incerteza politica vivido atualmente pelo Brasil. “A cana, por exemplo, está com perspectivas de melhora nos preços, porém, o produtor está com baixa liquidez, pois vem já a algumas safras sem ganhar dinheiro. Aliando esses fatores às dificuldades de crédito e à situação do país, tenho um grande ponto interrogativo na minha cabeça sobre o que pode acontecer na Agrishow desse ano. Espero ser surpreendido”, relata Pardinho.

Veja matéria completa na editoria Pré-Agrishow, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.