Do campo à “caixinha”
23-09-2015

Em um evento, promovido no Centro Brasileiro Britânico, na capital paulista, marcou hoje o lançamento da campanha “Cana-de-açúcar: a Cultura da Inovação”. A campanha é coordenada pela Fundação Solidaridad, com parceria da Raízen, Braskem, Tetra Pak e Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba). 

A iniciativa tem o objetivo de promover a sustentabilidade e a inovação na cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Juntas, as empresas querem conscientizar consumidores e formadores de opinião sobre os avanços ocorridos nas últimas décadas em todo o processo produtivo, desde a produção no campo até a fabricação de embalagens utilizadas no dia a dia.
Além das tecnologias que permitem a produção de açúcar, etanol e energia elétrica mais sustentável, outros produtos gerados a partir da cana transformam a matéria-prima em bens de maior valor agregado, como o plástico verde usado em embalagens de alta tecnologia. A Cana Inovadora quer contar essa história, envolvendo desde o produtor rural, como os fornecedores da Socicana, passando pela produção de etanol, açúcar e bioenergia com a Raízen, e pelos processos da Braskem e da Tetra Pak.
“O consumidor, ao comprar um produto com uma embalagem feita a partir do polietileno verde, talvez não saiba que esta matéria-prima é renovável e oriunda da cana-de-açúcar. Os investimentos em inovação e sustentabilidade feitos pelas empresas parceiras da iniciativa trouxeram grandes benefícios ambientais e sociais, reforçando o compromisso com o bem-estar dos trabalhadores, produtores e sociedade”, diz Fatima Cardoso, gerente-geral da Solidaridad no Brasil.

DIFERENTES ELOS DA CADEIA SE UNEM
Durante o dia de hoje, o superintendente da Socicana, José Guilherme Nogueira, enalteceu nas mídias sociais a iniciativa da campanha, que une cinco parceiros na sua realização, os quais representam diferentes pontos da cadeia produtiva: a ONG Solidaridad (sociedade civil); a Socicana (representando os produtores de cana); a Raizen (representando as Usinas); a Braskem (a indústria de transformação) e finalmente a Tetra Pak (com as tampinhas nas caixinhas de líquidos).
“O pontapé foi dado. Agora é trabalhar ainda mais para que essa integração de comunicação se transforme em produtos, com inclusões de produtores nas cadeias de certificação e desenvolvimento na diferenciação da nossa cana-de-açúcar”, pontuou Nogueira em seu Facebook.
Marcando o início das ações da campanha, está sendo veiculado desde ontem (terça-feira) pela GloboNews o vídeo “Cana-de-açúcar: a Cultura da Inovação”. Além do canal fechado, a campanha também terá divulgação nas mídias sociais.

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