Drones agrícolas
16-09-2014

Os drones agrícolas ajudam na preservação e monitoramento de grandes lavouras e florestas, facilitando a identificação de pragas ou danificações. Carregando uma ou mais câmeras de vídeo, é controlado do chão, mas mostra do alto tudo o que está acontecendo em todos os cantos da propriedade. A câmera que carregam tira fotos e faz filmagens de alta definição. Pode voar a até 60 metros de altura e, dependendo das condições, tem autonomia para ficar até 40 minutos no ar, período em que daria para documentar 40 hectares. 

Uma estação meteorológica também serve de antena para facilitar a comunicação com o drone. Equipado com computador de bordo e GPS que recebe sinais de oito satélites é possível fazer um sobrevoo milimetricamente preciso. Os dados são transmitidos para uma central onde outros técnicos analisam as informações e geram um mapa para se fazer o controle, por exemplo, de pragas como a saúva. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou que até novembro sai a regulamentação do uso desses equipamentos.

Veja matéria completa na editoria Mecanização na edição 13 da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br