É possível obter produtividades com médias de três dígitos
15-10-2014

É por meio da quantidade de toneladas de cana produzida por hectare que são divididos os custos de produção. Por isso, a queda de produtividade dos canaviais brasileiros nas últimas safras pesou muito no caixa das empresas. A produtividade que já foi de 90 t/ha, por motivos climáticos, falta de investimento, mecanização intensiva e mal administrada, avanço sobre novos ambientesde produçãodesfavoráveise erros de gestão, despencou, na safra 2012/13 a média foi de 67,3. Já a safra, 2013/2014,começou a se recuperar efechou com um crescimento superior de 6,8%, passando para 74,1 t/ha. A expectativa era que na safra 2014/15 o setor alcançasse a casa das 80t/ha, mas a forte estiagem deve reduzir significativamenteesta expectativa.
Elevar a produtividade é o foco do setor. Para muitos, voltar para a casa das 90 toneladas é um pensamento tímido, a cana pode mais. Por isso, a meta almejada são rendimentos na casa dos três dígitos, ou seja, produtividade média acima de 100 t/ha. Realidade vivida por poucas unidades sucroenergéticas. Na safra 2013/14, segundo levantamento do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), apenas 12 usinas brasileiras atingiram produção superior a 100 toneladas por hectare. Desse total, 85% estão localizadas no Estado de São Paulo.
O pesquisador Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do IAC, observa que esse conceito de cana de três dígitos não é um assunto recente no setor, mas que nos últimos anos o objetivo de alcança-lo não apenas ganhou força, como as ferramentas que possibilitam atingi-lo saíram do campo de pesquisas e foram para os canaviais. Landell explica que o propósito não é apenas chegar as 100 t/ha, mas fazer com que essa alta produtividade permaneça por vários cortes, é fundamental unir produtividade e longevidade do canavial. E alerta para a seguinte relação: ter canavial, por exemplo, com média de cinco cortes com 95 toneladas, é melhor do que ter canavial de dois cortes com 100 toneladas e depois despencar a produtividade a ponto de precisar renová-lo prematuramente.
Os interessados em saber como conseguir desenvolver canaviaispara atingir a casa dos 3 dígitos, não podem perdero 13º Seminário Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira, que o Grupo IDEA realiza nos dias 3 e 4 de dezembro no Centro Cana do IAC, em Ribeirão Preto.
Informações e inscrições pelo site: www.ideaonline.com.br