É possível plantar cana com máquina utilizando quantidade de mudas bastante próxima a do plantio manualvoltar

Publicado em : 10/12/2018
É possível plantar cana com máquina utilizando quantidade de mudas bastante próxima a do plantio manual

Já há usina usando 10 toneladas de muda por hectare plantando com máquina automatizada

O sistema de distribuição de toletes da máquina automatizada tem sido fundamental para usinas e produtores utilizarem uma quantidade de mudas bastante próxima a do plantio manual. Há usina usando apenas 10 toneladas por hectare – revela Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas. A Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, da DMB, faz a distribuição de maneira muito mais uniforme do que a máquina convencional – compara –, porque lança no sulco somente a cana necessária para o plantio.

As duas esteiras da plantadora automatizada possuem um ângulo invertido no ponto de distribuição dos rebolos no sulco, fazendo com que o excesso seja devolvido para a caçamba. Um encoder instalado no seu eixo indica a velocidade das esteiras em RPM, permitindo calibrar a quantidade de rebolos e, consequentemente, de gemas por metro linear. Com esses recursos, são lançados no sulco de plantio somente os rebolos presentes nas taliscas das esteiras.

A máquina possui um Centro Lógico Programável (CLP), que “coordena” eletronicamente todas as operações. O acionamento ocorre por meio de uma Interface Homem-Máquina (IHM), instalada na cabine do trator, a partir de um simples toque dado pelo tratorista na tela touchscreen. A máquina realiza a sulcação, adubação, banho de fungicidas nos rebolos, aplicação de inseticidas contra pragas de solo e cobrição do plantio da cana em duas linhas.

Com tanta tecnologia incorporada às práticas cotidianas, o “sonho” do plantio mecanizado eficiente começa a brotar nas áreas de cana. Mas, não há mágica. É preciso adicionar medidas agronômicas adequadas, mudas de qualidade, capacitação da equipe. Aí sim: o resultado poderá ser surpreendente.

Veja grátis mais informações na CanaOnline, a maior plataforma digital de notíciasdo setor sucroenergético. Entre no site www.canaonline.com.br, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, GPlus. Baixe grátis o APP da CanaOnline e carregue as edições no celular.

 


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •