ECB contrata empresa americana para fornecer tecnologia a planta de diesel verde
07-04-2021

O ECB Group, do empresário gaúcho Erasmo Carlos Battistella, contratou a americana Honeywell UOP para fornecer serviços de tecnologia e engenharia para a construção da biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, que produzirá diesel e bioquerosene a partir de matérias-primas vegetais. O investimento total na unidade é de US$ 800 milhões.

Com a tecnologia da companhia americana, a unidade utilizará o GLP renovável e a nafta produzidos na planta para sustentar o processo em oferta de energia e hidrogênio. O processo desenvolvido pela Honeywell em conjunto com a petroleira italiana Eni converte óleos naturais não-comestíveis, gorduras animais e outras matérias-primas residuais em diesel e bioquerosene verdes (HVO e SPK, nas siglas em inglês) que são quimicamente idênticos ao seu similar à base de petróleo.

Segundo o ECB, tanto o HVO como o SPK oferecem melhor desempenho em relação ao diesel fóssil e ao combustível de aviação e podem ser usados como substitutos imediatos em veículos e aeronaves, sem modificações no equipamento.

No caso do SPK da Honeywell, se o produto for misturado em até 50% com o combustível de aviação à base de petróleo, o combustível não requer alterações na tecnologia da aeronave e atende a todas as especificações críticas para o voo, diz o ECB.

Além disso, o HVO da Honeywell permite uma redução de 80% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel de petróleo.

Fonte: Valor Econômico