Eliminando o desperdício na indústria sucroenergética
11-07-2014

Na Usina Santa Cândida, pertencente a Tonon Bioenergia e localizada em Bocaina, SP, apenas são mantidos funcionando os equipamentos necessários em cada condição, visando eliminar, ao máximo, o desperdício. O gerente industrial, Antonio Carlos Viesser, conta que, com moagem reduzida, certos equipamentos necessariamente não operam e, dependendo o MIX, outros também são desnecessários, e assim por diante. “Capacitar tecnicamente colaboradores, somado à automatização dos processos, recuperação de águas, ajustes no balanço térmico e modernização de alguns equipamentos, quando possível, surgem também como outras boas estratégias”.
Viesser relata, ainda, que, através de manutenções preventivas de qualidade, os equipamentos ficarão menos propensos às quebras, o que gera maior disponibilidade para planta e economiza recursos para companhia. “Sem dúvida nenhuma, a manutenção preventiva se faz necessária para quem deseja ser competitivo. Atualmente, com os recursos disponíveis no mercado, é possível fazer uma manutenção preditiva mais assertiva e, com isto, otimizar cada vez mais a vida útil dos equipamentos”.
Veja matéria completa na editoria Indústria na edição de junho da CanaOnline, visualize no site, baixe grátis o pdf da edição ou o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br