Em alta, plantio mecanizado diminui consumo de mudas por hectarevoltar

Publicado em : 27/11/2018
Em alta, plantio mecanizado diminui consumo de mudas por hectare

Utilização de máquina automatizadapossibilita distribuição uniforme de rebolos e redução do número de falhas

Renato Anselmi

O plantio mecanizado de cana-de-açúcar, realizado de maneira eficiente, tem proporcionado resultados bastante positivos para produtores e unidades sucroenergéticas. Algumas usinas estão utilizando quantidade de mudas similar a que é usada no plantio manual. Existe caso de consumo de apenas 10 toneladas de mudas por hectare, plantadas com a máquina automatizada – constata o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

Essa performance do plantio mecanizado é decorrente da persistência e do investimento de produtores e usinas, que buscam o aprimoramento de todo o processo – enfatiza Pardinho. Segundo ele, a eficiência na mecanização do plantio é obtida com a produção de mudas sadias, cuidados com a colheita dessas mudas, aplicação de fungicida, inseticida e herbicida de maneira correta, preparo de solo adequado, além do uso de equipamentos com tecnologia avançada.

A superação de obstáculos e o equacionamento de algumas questões técnicas estão possibilitando que diversas usinas usufruam dos benefícios proporcionados pelo plantio mecanizado. Outras unidades produtoras de cana se distanciaram momentaneamente, no entanto, dessa nova opção tecnológica, retornando ao plantio manual devido aos problemas iniciais da mecanização e da maior oferta de mão de obra em decorrência da crise econômica.

A disponibilidade de trabalhadores para a realização do plantio poderá tornar-se mais difícil no caso de reaquecimento da economia – observam especialistas da área. Além disso, deve ser considerado o ônus para o cumprimento das exigências trabalhistas – cada vez mais rigorosas – para atividades a céu aberto, que são desenvolvidas em condições severas, inclusive com exposição excessiva ao sol.

Veja grátis mais informações na CanaOnline, a maior plataforma digital de notíciasdo setor sucroenergético. Entre no site www.canaonline.com.br, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, GPlus. Baixe grátis o APP da CanaOnline e carregue as edições no celular.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •