Em áreas de pastagens degradadas, Cerradinho Bio obtém produtividade superior a 100 toneladas de cana por hectare
14-07-2014

A Cerradinho Bio, com sua unidade Porto das Águas, localizada em Chapadão do Céu, em pleno cerrado goiano, mostra que a cana de três dígitos também pode ser realidade em áreas de pastagens degradadas. A Cerradinho produziu nas últimas duas safras mais de 100 toneladas de cana por hectare - 104 em 2013/14 e 109 em 2012/13, 30% acima da produtividade das usinas de São Paulo. "Como eram pastagens degradadas, antes de plantar cana, cultivamos por dois anos crotalária, planta que fixa mais nitrogênio no solo", explica o diretor de operações agroindústrias da Cerradinho, Fernando Tersi. Na safra passada a unidade moeu 4 milhões de toneladas de cana. E pretende chegar a 5 milhões nos próximos cinco anos.

O uso da adubação verde para recuperação e a manutenção da produtividade das pastagens é uma receita incentivada pela Embrapa e pelo Plano ABC (Plano Agricultura de Baixo Carbono). "O Cerrado na região Centro-Oeste tem mais de 20 milhões de cabeças de gado e uma taxa de lotação abaixo de 1 cabeça/hectare. Se conseguirmos elevar esse índice para 1,25 cabeça/hectare com a recuperação das pastagens e a intensificação da pecuária, é possível liberar 14,3 milhões de hectares de áreas que podem ser usadas para outras atividades produtivas, aumentando significativamente a produção de carne, grãos, fibras, energia e madeira", explica o chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres.
Veja matéria completa na editoria Nutrição na edição de junho da CanaOnline, visualize no site, baixe grátis o pdf da edição ou o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br