Em busca de variedades de cana com melhor desempenho na região do Cerrado
12-03-2018

Jalles Machado realiza parcerias com as principais instituições de melhoramento genético do país

O Grupo Jalles Machado, composto por duas unidades agroindustriais, Jalles Machado e Unidade Otávio Lage, localizadas no município de Goianésia, GO,não abre mão de contar com um plantel varietal que atenda às suas necessidades. A maioria dos materiais utilizados são modernos e adaptados à sua condição. O perfil varietal buscado pela empresa é o de alto perfilhamento, entrenós mais curtos, colheitabilidade em canas mais eretas e rapidez na cobertura do solo. Atualmente, a variedade mais plantada é a CTC 4 com 22% da área, seguida da IAC91-1099 (20%) e CTC 15 (16%).


Muitos dos materiais utilizados nos canaviais do Grupo são desenvolvidos dentro da própria empresa, devido a parceria mantida entre a Jalles e as principais instituições de melhoramento genético do país, como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA).

O último fruto dessas parcerias pôde ser visto no final de setembro de 2017, quando a Jalles e o IAC apresentaram as variedades IACCTC058069, IACCTC078008 e IACCTC078044, com características regionais adaptadas a ambientes restritivos, que incluem déficit hídrico acentuado e solos desfavoráveis para produção. Outra grande característica dos materiais é o fato de apresentarem produtividades agrícolas de 11% a 16% superiores à da RB867515, variedade mais cultivada no Centro-Sul do Brasil.

O diretor do Centro de Cana e coordenador do Programa Cana IAC, Marcos Landell, ressalta que as novas variedades são resultado de um longo trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado pela instituição em parceria com o Grupo. “Em 2001, começamos a introduzir na Jalles Machado sementes de cana produzidas na estação de hibridação do IAC na Bahia com alto grau de variabilidade genética com o intuito de identificar os materiais que mais se adaptavam a essa região. Com o lançamento dessas três variedades que apresentam alto desempenho nessas condições estamos colhendo os resultados desses anos de trabalho.”

Mas para que haja uma rápida introdução dessas e de outras variedades de cana no plantel varietal da Jalles Machado, a empresa investe na produção de Mudas Pré-Brotadas (MPBs). Anualmente, são produzidas internamente cerca de 900 mil mudas de clones promissores.

Veja matéria completa na editoria Gestão de Negócios, na edição 51 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.