Em pleno sertão nordestino, a Agrovale atinge produtividade de 104 toneladas por hectare
27-01-2015

A usina estima atingir na próxima safra 2 milhões de toneladas de cana, o que equivale a um aumento de 36,8% da moagem

Localizada na divisa entre os estados da Bahia e de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco, a Agrovale prova que irrigar garante a estabilidade da produção sucroenergética. A safra 2014/15 da unidade terminou em 25 de novembro de 2014 e foi marcada por um considerável aumento da produtividade agrícola, que atingiu rendimento médio de 104,7 toneladas de cana por hectare.
“As altas temperaturas verificadas no Brasil com condições climáticas adversas à agricultura, felizmente, não têm influenciado a Agrovale. Somos uma empresa cujo canavial é totalmente irrigado, dependendo apenas de nossos manejos técnicos que contemplam uma irrigação eficiente e econômica”, explica João Bastos Colaço, diretor presidente da Agrovale.
O volume de cana processada na safra foi de 1,42 milhão de toneladas, com ATR de 134,74. Esta matéria-prima resultou numa produção de 1,51 milhão de sacos de açúcar e 63,6 milhões de litros de etanol anidro.
Mas os planos da Agrovale são arrojados para o futuro próximo. Segundo Colaço, a empresa estima atingir na próxima safra 2 milhões de toneladas de cana processadas, o que equivale a um aumento de 36,8% na moagem.
A unidade também vai expandir a cogeração de energia. “Exportamos para as concessionárias 30.393,68 MW/h na safra 2014. Mas estaremos ampliando nos próximos três anos nossa capacidade para 150.000 MW/h safra”, afirma o diretor presidente.
Para suportar os planos de crescimento de produção, a Agrovale aposta na melhoria de suas eficiências agrícola e industrial. “No momento, estamos empenhados na ampliação de nossa área canavieira em outros projetos de irrigação no Vale do São Francisco”, explica Colaço, ressaltando que toda a cana produzida pela Agrovale é feita em áreas próprias, sem a existência de fornecedores.
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.