Em 2014, a Raízen registrou focos de incêndio em todas as regiões em que está presente
03-08-2015

A Raízen é uma das apoiadoras da Campanha promovida pela Abag/RP e o setor sucroenergético de controle a incêndios. Fernando Lima, diretor de produção agrícola da Raízen, também prestigiou o lançamento e diz ter gostado muito da iniciativa. “Normalmente fazemos prevenção isolada e nunca alcançamos a amplitude que precisamos, que é atingir a população, as escolas, as pessoas que transitam pelos canaviais e não têm conhecimento da nossa cultura, que é a cana-de-açúcar.”A Raízen vai atuar ativamente na campanha, principalmente com a participação das unidades do Grupo que ficam nas regiões de São Carlos e Araraquara. “Posteriormente avaliaremos o resultado para tomar a decisão se expandiremos a ação para todo o Grupo.”

Segundo Lima, no ano passado a Raízen registrou focos de incêndio em todas as regiões em que está presente, mesmo desenvolvendo uma política bem estrutura de combate aos incêndios não controlados. “Ao todo, trabalhamos com 1.700 pessoas envolvidas no combate de incêndio. Em todas as unidades, são 170 caminhões, torres de vigia, EPIs. Nossa preocupação é combater o incêndio rapidamente para que não tome grandes proporções.” A Raízen hoje tem 97% de colheita mecânica e não utiliza do fogo como facilitador de colheita.
Na Raízen, a biomassa é utilizada para a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração. “Não podemos permitir que incêndios fora de controle destruam uma fonte de riqueza como essa, que nos oferece tantos produtos. E isso vale tanto para a cana em pé como para a palha que fica no campo”, diz Lima. Para ele, as perdas que se têm com estes incêndios devem ser apresentadas para a população por meio da campanha. Comprovando que a cana diz não ao fogo.
Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize ou baixe o pdf da edição no site: www.canaonline.com.br. Ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e carregue as edições no celular