Embrapa reforça pesquisa sobre controle biológico
08-01-2016

Para atender o cenário futuro de ascendência do controle biológico a Embrapa intensificou os trabalhos do Centro de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa/Cenargen), localizado em Brasília. O Cenargen conta com quatro grupos de pesquisas, pois o controle biológico não se resume ao combate às pragas, mas também às doenças e plantas daninhas. Já os defensivos biológicos podem ser oriundos de extratos vegetais, micro-organismos (fungos, bactéria, vírus etc.) ou macro-organismos (insetos, nematoides etc.). E o Cenargentem grupo que pesquisa controle biológico de pragas por meio de bactérias, outro com fungos, outro com vírus, e um quarto que pesquisa fungos e bactérias para controle de doenças e plantas daninhas.

O Centro conta comum banco com 2600 estirpes de bactérias que matam pragas. Quando surge a notícia de uma nova praga, os pesquisadores vão ao banco e conferem se há bactéria que controla essa nova praga. Selecionam as mais viáveis economicamente, as que são inócuas ao ser humano, pássaros, animais, água, ar e solo, até chegarem a bactéria ideal. Desenvolvem meio de cultura para multiplicar essa bactéria e depois fazem dela um produto. Ela recebe estabilizante para manter suas características, protetor solar para quando for lançada no ambiente possa resistir ao sol e outros cuidados. Quando surge uma praga e a estirpe se encontra no banco do Cenargen, leva em torno de dois anos para o produto estar liberado para uso comercial. Mas se forem começar do zero, o tempo é bem maior.

Neste ano, a Embrapa passou a organizar um portfolio com todas as informações sobre as pesquisas voltadas ao controle biológico realizadas pelos seus Centros, é para que haja mais sinergia, interação entre os pesquisadores e reduzir a quantidade de trabalhos duplicados.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia também realiza Cursos de Controle Biológico de Pragas voltados a estudantes de pós-graduação e profissionais das áreas de agronomia, biologia e outras afins e tem como objetivo capacitar os participantes no conhecimento de agentes de controle biológico e sua aplicação contra pragas agrícolas e insetos vetores de doenças tropicais.

Veja matéria completa na editoria Insectshow na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.