Empresa atende produtores e lança sulcador que aplica adubo e calcáriovoltar

Publicado em : 09/11/2018
Empresa atende produtores e lança sulcador que aplica adubo e calcário

Novo implemento da DMB, que otimiza distribuição de insumos, é voltado para áreas com plantio manual de cana-de-açúcar

O sucesso do lançamento – ou mesmo do aprimoramento – de equipamentos agrícolas depende do atendimento das demandas geradas pelo processo de produção no campo. Para isto, os fabricantes de máquinas e implementos precisam estar sempre atentos ao dia a dia da atividade agrícola.

Com forte presença no setor canavieiro, a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, de Sertãozinho, SP, tem desenvolvido, por exemplo, soluções para diferentes etapas do processo de produção de cana. Em outubro, a empresa lançou um sulcador com aplicador de adubo e calcário, a partir de solicitação de produtores de cana do Triângulo Mineiro e do Norte do Estado de São Paulo, que fazem o plantio convencional (manual).

Esse sulcador otimiza a utilização dos insumos, distribuindo ao mesmo tempo fertilizante e calcário no sulco do plantio – detalha o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB. O implemento foi produzido e testado com bastante sucesso – observa.

O depósito desse equipamento possui uma caixa de aço inox com três compartimentos: um central que tem capacidade para 800 quilos e dois laterais com capacidade para 250 quilos cada um.

Para a utilização de calcário, o implemento adota mecanismo similar ao do Distribuidor de Adubo e Calcário – lançado pela DMB na Agrishow 2018 –, que garante a aplicação do produto com total fluidez. A área de Engenharia da empresa, após a realização de um detalhado trabalho, desenvolveu um sistema que possibilita a aplicação do calcário na lavoura de maneira eficiente e constante, sem falhas.

Nos implementos convencionais, o calcário costuma aderir às paredes dos equipamentos, formando túneis que dificultam a saída do insumo. Os sistemas mais comuns provocam também muita “poeira” durante a aplicação, ocasionando desperdício do produto.

Existe hoje uma grande preocupação – enfatiza Auro Pardinho – com a redução de custos na aplicação e com o máximo aproveitamento de insumos. Além de ser utilizado para a correção de pH, o calcário é uma boa fonte de cálcio e magnésio para a lavoura, além de melhorar a disponibilização do fósforo para a planta. Tudo isso contribui também para o aumento da produtividade agrícola da cana-de-açúcar.

 


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •