Empresa brasileira melhora a gestão de um dos maiores produtores de cana-de-açúcar dos EUA
23-07-2021

Fortalecendo o posicionamento internacional, a GAtec consolidou um projeto junto a americana Florida Crystals, que se destaca mundialmente com a produção de açúcar orgânico; na imagem, sede da Usina Crystal Flórida. - Foto: Divulgação
Fortalecendo o posicionamento internacional, a GAtec consolidou um projeto junto a americana Florida Crystals, que se destaca mundialmente com a produção de açúcar orgânico; na imagem, sede da Usina Crystal Flórida. - Foto: Divulgação

Nos últimos anos o Brasil deixou de ser apenas consumidor e passou a ser provedor de tecnologia para o mundo. O País atualmente é um dos mais importantes celeiros de soluções e um grande desenvolvedor de ferramentas neste sentido principalmente no setor agropecuário. Uma das protagonistas desse movimento é a GAtec, especializada no desenvolvimento de ferramentas para a gestão agroindustrial, de Piracicaba/SP, que tem intensificado o seu posicionamento no mercado nacional e também internacional. A empresa, que está presente em 14 países, ampliou o holofote para a América Latina e também para os Estados Unidos, principalmente com a consolidação de um novo projeto na Flórida, com a Florida Crystals Corporation (FCC).

O grupo com mais de 170 anos de atuação, é um dos maiores produtores americanos de cana-de-açúcar, e selecionou a GAtec como fornecedora de software para gestão de seus canaviais. De acordo com Angelo Spatti Canassa, engenheiro agrônomo, arquiteto de soluções, houve um primeiro contato em 2013, mas somente em 2019, a própria Florida Crystals buscou a empresa brasileira para entender melhor a solução. “O go-live ocorreu em agosto de 2020, com a implantação ocorrendo até os dias atuais, pois o projeto sempre está recebendo novidades, melhorias, correções e seguindo evoluindo junto às necessidades do cliente”, ressalta.

Por se tratar de uma grande companhia americana, com aproximadamente 20 mil funcionários e mais de 70 mil hectares de terras, o projeto teve grande investimento de ambas as partes. Além de operações em conjunto com equipes da SAP (ERP da Florida Crystals), Google, Apple e Microsoft. Devido às proporções e necessidades da FCC, novas features tiveram de ser desenvolvidas pela equipe GAtec, tendo sempre que manter as rotinas de integração junto à SAP funcionando, com milhares de dados diários sendo processados.

As soluções implantadas foram o SimpleFarm, SimpleViewer e Mapfy, ferramentas de integração de sistemas de gestão. De acordo Canassa, o grande objetivo foi a sistematização dos processos agrícolas, estruturação das operações e integração junto ao ERP, formando assim um único serviço, não gerando retrabalho e ganhando eficiência. “Felizmente conseguimos entregar tudo ao cliente, através de muita dedicação e profissionalismo. Entre os benefícios proporcionados aos clientes destaco o ganho de tempo, confiabilidade das informações e mobilidade”, destaca.

Além disso, todos os processos foram sistematizados, tendo suas estruturas organizadas, trazendo assim um enorme ganho de tempo, eficiência e confiabilidade nos dados. Com isso, as operações automaticamente se tornaram mais rápidas e seguras, o que também trouxe economia no uso de produtos para aplicação no campo, assim como as manobras e deslocamentos dos equipamentos, devido à gestão georreferenciada proporcionada pelas soluções GAtec em conjunto.

Suporte contínuo
O suporte da GAtec junto a FCC ocorre desde o início da implantação, com uma equipe específica da companhia brasileira que trabalha exclusivamente no projeto, podendo ser expandida, de acordo com a demanda atual. Além de visitas regulares, era previsto no contrato original a permanência de uma equipe GAtec na Flórida, ao longo dos primeiros meses do projeto, o que não foi possível devido à pandemia.

Assim como nos outros clientes GAtec, toda a implantação ocorreu de forma remota, bem como o suporte e o acompanhamento que fazem rotineiramente. “Através de uma equipe empenhada e preparada para o desafio, foi e continua sendo possível o trabalho de forma remota, atendendo todas as necessidades do cliente. Tanto a GAtec quanto a FCC tiveram de se ajustar para a situação e hoje as equipes trabalham de forma eficiente, mesmo à distância, proporcionando excelentes resultados”, finaliza o Engenheiro Agrônomo.

Fonte: Grupo Cultivar