Empresa dos EUA construirá planta comercial de SAF a partir de etanol
08-04-2024
A planta vai começar a operar em 2027 e terá capacidade de produção de 454 milhões de litros de SAF ao ano
Por Camila Souza Ramos — São Paulo
A companhia americana Avina Clean Hydrogen, voltada à produção de hidrogênio verde, anunciou que vai construir uma fábrica de bioquerosene de aviação (SAF, na sigla em inglês) feito a partir de etanol em escala comercial. A tecnologia é conhecida como alcohol-to-jet (ATJ).
A planta deverá entrar em operação em 2027. Ela terá capacidade de produção de 454 milhões de litros de SAF por ano.
A companhia disse já ter acertado contratos de compra de longo prazo de etanol com importantes fornecedores, mas não mencionou as empresas. A Avina informou apenas que utilizará a infraestrutura ferroviária e de dutos para abastecer a planta.
A indústria de aviação dos EUA tem como meta estabelecida pelo governo a utilização de mais de 11 bilhões de litros de SAF até 2030. O etanol é uma das apostas de rotas de produção de SAF, que também pode ser produzido a partir de óleos vegetais e óleos usados, entre outros produtos.
A primeira planta comercial de SAF na rota ATJ foi inaugurada em janeiro deste ano nos Estados Unidos pela LanzaJet em Soperton, no Estado da Geórgia.
Fonte: Globo Rural

