Empresa transforma água em gasolina
27-11-2014

 A empresa alemã Sunfire GmbH criou um processo químico surpreendente, que converte água (H2O) e dióxido de carbono (CO2) em hidrocarbonetos líquidos como o diesel e a gasolina.

Batizada "Power-to-Liquid", a tecnologia se baseia no conceito Fischer-Tropsch, criado em 1925 por Franz Fischer e Hans Tropsch, que consiste em uma série de reações químicas que ocorrem no intervalo de temperatura entre 150 e 300 °C.

A diferença para o processo original é que agora a Sunfire usa um eletrolisador de células de óxido sólido, que transforma a energia elétrica gerada por painéis solares e usinas eólicas em vapor, da onde é tirado o material para o processo.

Outra vantagem apontada pela Sunfire é que o calor gerado pelas operações e reações químicas geram ainda mais vapor, que é novamente processado, criando uma eficiência energética de 70%. O equipamento criado pela empresa ainda é de demonstração e, por isso, capaz de converter 3,2 toneladas de CO2 em apenas um barril de gasolina por dia.

No entanto, o CEO da Sunfire, Christian von Olshausen, afirma que pode desenvolver o artifício em escala industrial. "Agora é uma questão de encaixar os fatores regulatórios para dar segurança aos investidores. Se queremos alcançar a autonomia de combustível a longo prazo, precisamos começar hoje ".