Energia da biomassa também preserva recursos hídricos
02-04-2015

Além de contar com diversos outros benefícios, a geração de energia elétrica a partir da biomassa também ajuda na preservação dos recursos hídricos. Em 2012, a bioeletricidade poupou 6% de água dos reservatórios das hidrelétricas do submercado elétrico Sudeste/Centro-Oeste, principal do País, responsável por 60% do consumo de eletricidade. Já em 2014, o valor ofertado para o Sistema Elétrico Brasileiro foi de quase 21 mil GWh, montante 18% maior do que o registrado em 2013. Geração essa que poupou 14% da água dos reservatórios da Região Sudeste e Centro-Oeste. Ressalta-se, ainda, que quando considerada a bioeletricidade para consumo próprio das usinas, a poupança de água chega a ser ainda maior. 

O consultor ambiental e de recursos hídricos da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e diretor da ELIA Enga. Ambiental, André Elia Neto, afirma que o impacto positivo da oferta de bioeletricidade de cana aconteceu durante a época crítica do setor elétrico, o chamado período seco, com baixa ocorrência de chuvas, entre abril e novembro. “Desta forma, além do efeito positivo na redução do efeito estufa (poupando emissões de CO2 com a menor dependência das termoelétricas a combustível fóssil), também há o efeito positivo de se poupar a hidroeletricidade neste período.”
Veja matéria completa na editoria Capa, edição de março da revista digital CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - www.canaonline.com.br