Engenharia do Proprietário: modelo de gestão busca redução de riscos, economia e maior qualidade à implantação
13-08-2014

Engenharia do Proprietário: modelo de gestão busca redução de riscos, economia e maior qualidade à implantação

A função do ‘olho do dono’ é observar, reportar e atuar durante toda a implantação do empreendimento desde a execução do projeto até o start up

Atualmente, percebe-se a existência de várias modalidades de gestão na implantação de um empreendimento. Uma modalidade que vem ganhando espaço no Setor Sucroenergético é a utilização de contratações do tipo Engenharia do Proprietário (EP), em que o contratado se torna parte da equipe do cliente, auxiliando-o desde a etapa de projeto até fornecimento, construção, montagem, comissionamento e start up do empreendimento.

A Reunion Engenharia, com 21 anos de experiência na implantação de projetos industriais em segmentos diversos, com destaque ao sucroenergético, decidiu introduzir em seu leque de produtos e serviços a EP, como uma maneira de viabilizar os novos negócios através da redução de riscos e atendimento aos objetivos de todas as partes interessadas. Assim, a empresa se torna um parceiro de seu cliente, e não apenas um fornecedor, uma vez que o interesse se equipara ao sucesso da implantação.

Como funciona – a Reunion exerce a função de Engenharia do seu cliente, ou seja, passa a ser o ‘olho do dono’ com o objetivo de observar, reportar e atuar. As gestões em que pode atuar são: Gestão de Escopo; Gestão do Projeto; de Tempo; de Qualidade; de Suprimentos; de RH e Gestão de Comunicação.

A execução de cada Gestão vai desde a Definição detalhada do escopo do empreendimento; Consolidação dos Planos de Implantação a serem elaborados por cada uma das empresas; Análise das possíveis mudanças feitas pelas empresas contratadas; Análise e aprovação das documentações do Projeto Executivo e fabricantes; Envio dos documentos certificados para a empresa Projetista e para as Empreiteiras; Elaboração do cronograma geral do empreendimento (Master Plan) e definição das datas marco (eventos); Adequação e ajuste dos eventuais Cronogramas de Recuperação, elaborados pelas empresas contratadas; Apoio na Elaboração da Lista de Fornecedores Vendor List em conjunto com o cliente; Auxílio no processo de homologação de fornecedores quando necessário; entre outros.

Resultados - os resultados esperados são Apoio técnico para o perfeito entendimento do projeto a ser realizado pela empresa responsável pelo Projeto Executivo (equipe de campo do cliente e empreiteiras); Garantia do cumprimento pleno dos contratos pelos contratados com acompanhamento das eventuais alterações de escopo e aditivos contratuais e Busca do atendimento aos parâmetros estabelecidos de prazo e qualidade definidos, inicialmente, pelo empreendedor.

Contempla também outros resultados como: Suporte para a adequada utilização e alocação de recursos humanos para cada fase do empreendimento; Otimização da comunicação entre todos os envolvidos no empreendimento, de modo que as informações corretas sejam disponibilizadas nos momentos apropriados para cada parte interessada e Busca da minimização dos riscos associadas ao prazo e qualidade ao longo de todo o empreendimento.

“Não resta dúvida quanto às inúmeras vantagens que o modelo de contrato EP traz ao empreendedor sob o ponto de vista econômico. Entendemos que a Engenharia do Proprietário tem como principal papel a atenuação de riscos envolvidos, quanto a prazos e conformidade de produtos contratados e seus respectivos custos, visto que as incertezas inerentes à execução dos serviços de projetos, construção, fornecimento, montagem, comissionamento e operação de empreendimentos devem ser controladas, por meio de monitoramento adequado das etapas envolvidas, praticamente em tempo real (online)", explicou o diretor da Reunion Engenharia, Jorge Luiz Scaff.

Case de Sucesso – um exemplo bem sucedido foi a Glencane Bioenergia, em Junqueirópolis, SP. Neste cliente, a Reunion desempenhou o papel de EP focado em gestão de escopo, tempo e cumprimento do contrato numa ampliação que passou de 800.000 t cana para mais de 3.000.000 t cana em três anos. O Projeto envolveu as áreas de extração, geração e exportação de energia elétrica, anidro e fábrica de açúcar, cujos investimentos chegaram à casa dos R$ 350 milhões. O trabalho foi coroado, pois se constatou que os custos, o escopo e o prazo foram, devidamente, cumpridos. Mais informações sobre a atuação da Reunion podem ser obtidas na própria Glencane Bioenergia S/A pelo fone (17) 3841 9900 com o Diretor Superintendente.

O CEO e diretor da Reunion, Tercio Dalla Vecchia, disse que “mesmo havendo variações percebidas em tal modalidade de contratação, pode-se afirmar que ela ainda é a que mais agrada aos investidores por ser entendida como a que melhor transfere os riscos de execução e integração dos empreendedores aos contratados”.

Sobre a Reunion Engenharia – Fundada em 17 de junho de 1993, a empresa possui sede em Santana de Parnaíba e filial em Ribeirão Preto, SP. A Reunion Engenharia se destaca pelo número de projetos já realizados, principalmente, no setor sucroenergético, pela busca da redução dos impactos ambientais, priorizando a segurança e pelas ações estratégicas em prol do setor. Entre os Projetos de usinas de açúcar, etanol e indústrias de outros segmentos já implantadas, somam mais de 500 trabalhos em quase todos os Estados do Brasil e, também, em outros países como Alemanha, Austrália, Áustria, Bolívia, Cuba, Estados Unidos, Filipinas, Ilha da Madeira, Índia e Peru.