Entidade propõe a criação de Fórum Permanente pela Modernização da Legislação Trabalhista
27-04-2015

No último dia 23 de abril, em Ribeirão Preto, a Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto (ABAG/RP) reuniu um grupo de jornalistas e convidados para o lançamento do Fórum Permanente pela Modernização da Legislação Trabalhista. O encontro teve como convidado especial o ex-ministro do Trabalho Almir Pazzianotto.

Proposto pela ABAG/RP, o evento destacou os temas prioritários da agenda trabalhista para o setor agropecuário nacional. Com um discurso repleto de argumentos e experiências, Pazzianotto fez um diagnóstico da atual legislação trabalhista no Brasil, destacando os entraves que minam a previsibilidade, burocratizam, e tiram a competitividade do agronegócio.
MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO
Aproveitando a presença de representantes de diferentes cadeias de valor no encontro, discutiu-se uma agenda positiva em prol da modernização da legislação trabalhista. Já se trata de um dos primeiros passos para a concretização do Fórum Permanente pela Modernização da Legislação Trabalhista, o qual pretende contar com o engajamento das diversas cadeias produtivas do agronegócio e de suas entidades de representação no cenário nacional.
A proposta do setor em busca da modernização terá como base as especificidades da atividade agrícola e agroindustrial, já utilizadas em modelos de países desenvolvidos. “O agronegócio tem muitas especificidades, há pequenos e médios produtores. As inovações trazem serviços cada vez mais especializados. É difícil para os produtores manterem esse nível de especialização com contratações próprias. A terceirização, por exemplo, traz mais competitividade e dinamismo para a economia”, relata Marcos Matos, diretor executivo da ABAG/RP.
Segundo ele, assim como aconteceu nas primeiras discussões sobre as mudanças do Código Florestal, em 2003, a ABAG/RP chama para si a missão de unir o setor em busca das necessárias mudanças na legislação trabalhista brasileira, promovendo discussões e estudos sobre o tema. “O desafio é estabelecer ações voltadas à modernização da legislação trabalhista para garantir condições necessárias à competitividade do agronegócio.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.