Ernesto Araújo nega divergências sobre nova cota
16-09-2020

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse ontem que não existem interesses unilaterais dentro do governo na política de comércio internacional do agronegócio, apenas "o interesse do Brasil".

Sem mencionar a criação da cota para importação de etanol, na sexta-feira, que beneficia os Estados Unidos e enfrentava resistência de outros ministérios e do setor privado, o chanceler afirmou que o conflito de visões entre Pastas no passado fez o país perder oportunidades no mercado externo, e que agora isso mudou.

"Ao longo de 30 anos, já vivi momentos em que se falava que esse tema é de interesse do Itamaraty, mas não é do Ministério da Agricultura. Que o antigo Ministério de Comércio Exterior tinha outro interesse. Qual é o interesse da Fazenda? Hoje nós só temos o interesse do Brasil, visto de diferentes ângulos, e a integração desses ângulos é que permite que haja equação, e com valor produtivo de crescimento", disse ele em evento com adidos agrícolas (haverá dois novos na Europa e um na Austrália) que contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que não falou sobre a cota.

O chanceler foi o fiador da criação da cota sem tarifa por mais três meses. A medida beneficia diretamente os EUA porque o país é o único capaz de suprir essa demanda - e, com isso, ajuda o aliado político de Bolsonaro, Donald Trump, que está em campanha eleitoral.

Na sexta-feira, os governos brasileiro e americano divulgaram uma nota conjunta afirmando que trabalharão para buscar oportunidades para ambos os países no comércio de etanolaçúcar e milho.

Os ministérios da Agricultura e de Minas e Energia eram contra a criação da cota, mas cederam diante da garantia de Ernesto Araújo de que conseguirá propostas americanas favoráveis ao Brasil nesse período. O segmento sucroalcooleiro já cobra resultados e diz que não permitirá qualquer prorrogação das importações isentas sem uma contrapartida concreta.

Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA