Compartilhe:

Estudo comprova os ganhos em produtividade nos canaviais com uso do fungicida Opera

O professor e pesquisador Antônio Chalfun Junior, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), apresenta resultados observados pelo grupo de estudos sobre o uso de Opera® em cana ao longo dos últimos quatro anos

O surgimento da doença ferrugem alaranjada (Puccinia kuehnii) na cultura canavieira incrementou o uso de fungicidas. Porém, nos canaviais que receberam o fungicida Opera®, da BASF, observou-se, além da alta eficiência no controle fúngico, ganhos de produtividade decorrente de uma ou duas aplicações de Opera®., mesmo quando as variedades eram mais tolerantes à doença.

Nesta entrevista com a jornalista Luciana Paiva, o professor Chalfun apresenta resultados de uma série de estudos realizados nos últimos quatro anos em laboratório, casa de vegetação e no campo para avaliar os efeitos da aplicação de Opera® em nível morfológico, celular metabólico, bioquímico e molecular (ex. transcriptoma).

Os resultados são fantásticos, por exemplo, nota-se uma grande concentração de resultados entre 10 e 20 toneladas de cana a mais por hectare com o uso da tecnologia.

Confira a vídeoentrevista com Chalfun, em que o pesquisador fala sobre os resultados obtidos no estudo e, como e quando aplicar o produto para obter todos os seus benefícios.

Fonte: CanaOnline