Etanol brasileiro na mobilidade sustentável é destaque na conferência em NY
13-05-2022

O presidente da SIAMIG Mário Campos, participou, ontem (11/05), como moderador no painel intitulado “Etanol na mobilidade sustentável”, durante a 15ª edição da CITI ISO DATAGRO New York Sugar & Ethanol Conference, em Nova York, Estados Unidos.

O painel contou com dois importantes representantes da indústria automotiva, Pablo Di Si, Presidente do Conselho da Volkswagen na América Latina, um dos maiores entusiastas da mobilidade sustentável com biocombustível, e Prashant K. Banerjee, Diretor Executivo da SIAM – Society of Indian Automobile Manufactures - representante da indústria automobilística da Índia, país grande produtor de cana-de-açúcar, que anunciou no ano passado que vai misturar 20% de etanol na gasolina em 2025.

Durante o seu discurso, Mário ressaltou a importância da mobilidade no setor açucareiro. “O Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo, por isso, desenvolvemos uma forma sustentável de produzir açúcar, combustível e eletricidade, tudo a partir da cana-de-açúcar. Acreditamos que esse modelo, construído desde a década de 70, pode ser uma boa solução para outros países produtores realizarem a descarbonização da sua matriz de transporte”, afirmou.

Com isso o etanol de cana, assim como de outras culturas como o milho e o de segunda geração, estão no centro do debate da transição energética, com a descarbonização.

Mário também acredita que não exista uma solução única para este problema e que cada país precisa analisar sua condição e desenvolver o melhor caminho. “No Brasil essa transição foi feita quando o uso do etanol foi implementado em larga escala, essa decisão fez com que nosso caminho para um futuro sustentável esteja cada vez mais próximo”, disse.

Fonte: Gerência de Comunicação da SIAMIG