Etanol sobe nos postos, mas valores recebidos pelos produtores caem
27-03-2019

 

Os preços do etanol hidratado (que abastece diretamente os tanques dos veículos) subiram para os motoristas da grande maioria dos Estados do país na semana passada, acompanhando a valorização da gasolina, mas os valores pagos para as usinas do país continuaram em queda.

De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizado na semana móvel encerrada no dia 23, o biocombustível registrou alta em 22 Estados no período e caiu em apenas em três Estados e no Distrito Federal.

Como o movimento acompanhou a alta da gasolina, o etanol manteve sua vantagem econômica nos quatro Estados onde vem sendo mais competitivo: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Desde o início do mês, a Petrobras já elevou em 10,81% o preço médio da gasolina A (vendida às distribuidoras, ainda sem mistura ao etanol anidro) nas refinarias. No ano, o reajuste já chegou a 22,9%.

Para os produtores, porém, os preços do etanol hidratado continuam em queda. Na semana entre os dias 18 e 22, o indicador Cepea/Esalq para o etanol pago às usinas de São Paulo ficou em R$ 1,7686 o litro. Foi uma queda de 4,57% em apenas uma semana, e o valor médio voltou ao menor patamar desde a segunda semana de fevereiro, quando o mercado doméstico ainda estava pressionado por estoques elevados.

Em Goiás, os preços pagos aos produtores também vêm registrando consecutivas quedas nas últimas semanas. O indicador Cepea/Esalq para o etanol hidratado entre os dias 18 e 22 recuou 6,67% ante a semana anterior, para R$ 1,4794 o litro – o menor valor também desde a segunda semana de fevereiro.

Por Camila Souza Ramos 

 

Fonte: Valor