Evento debate os desafios e oportunidades do agro brasileiro até 2030
09-10-2019

Fortalecer e expandir o papel e as contribuições das universidades, melhorando a integração entre o setor acadêmico e os demais elos do agronegócio. Essa é a proposta do EsalqShow – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que debaterá este ano os “Desafios e oportunidades do agro brasileiro até 2030”.

A abertura do evento será nesta quarta-feira, dia 9, a partir das 8h30, com o hasteamento das bandeiras no Prédio Central da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba (SP).

Na sequência, às 9h30, os secretários de Agricultura, Gustavo Junqueira, e de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marcos Vinholi, transferem seus gabinetes para Piracicaba até sexta-feira. A solenidade de abertura está prevista para as 10 horas, no Salão Nobre.

O EsalqShow contará com vasta programação durante três dias, incluindo, entre outros, o Encontro de Lideranças em Agricultura, o Prêmio Novo Agro Santander, o Agtech Valley Summits, Painel Startups no Agronegócio – Academyday, e uma Feira de Inovação e Tecnologia.

“Além de promover o empreendedorismo, o evento vem para dar mais visibilidade às iniciativas acadêmicas para o mercado nacional e internacional”, diz Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente do conselho consultivo do EsalqShow 2019.

Encontro de lideranças

Quais são os desafios e oportunidades que o agronegócio terá até 2030? Este será um dos questionamentos a serem debatidos durante o Encontro de Lideranças em Agricultura, a partir das 14 horas.

Sob o tema “Relações Internacionais no Agro”, o debate contará com a presença de Flávio Campestrin Bettarello (Secretário Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura), Guo Pei (Professor e Pesquisador da China Agricultural University), Jorge Cabral (Embaixador de Portugal no Brasil), Ricardo Carciofi (membro do Grupo de Países Productores del Sur) e Yang Wanming (Embaixador da China no Brasil).

“A proposta é apresentar e debater as diferentes perspectivas da agricultura sob a ótica acadêmica, das agências de pesquisa, setores produtivos, governos e cooperação internacional”, afirmou Luiz Carlos Corrêa Carvalho, que será o mediador do debate.

“A ideia é de contextualizar, de maneira ampla, estratégica e global, a visão de cada um destes especialistas e profundos conhecedores do setor sobre o tema central do EsalqShow e o que é preciso ser feito neste contexto”,

Agtech Valley Summits

Com o objetivo de levantar as principais questões e desafios para o setor e discutir as últimas tendências do mercado, envolvendo líderes da academia, produtores e empresas, o Agtech Valley Summits terá palestras, debates e mesas redondas, nos dias 10 e 11 de outubro. O evento contará com quatro painéis diários que ocorrerão das 9h às 16h30.

No dia 10 de outubro o tema central será “O agro brasileiro e seus caminhos” e os painéis abordarão assuntos como “Comércio Exterior – Os Caminhos até 2030”, “Mercado Brasil-China” e “Mecanismos Financeiros”.

Já no dia 11, a programação estará focada no tema “A inovação tecnológica no agro a favor de uma alimentação mais saudável e da energia renovável”. Os palestrantes e debatedores irão tratar de assuntos como “Alimentos Saudáveis”, “Etanol e Açúcar”, “Sistemas de Produção” e o “Profissional do Futuro: Visões da Academia e do Mercado”.

Feira de Inovação e Tecnologia

A Feira de Inovação e Tecnologia é um espaço dinâmico em que os participantes discutirão desafios, soluções e tendências, estimulando o networking e a formação de parcerias e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços.

No painel “Startups no Agronegócio – Academyday”, os participantes poderão obter informações de como transformar conhecimento em inovação e também ficarão bem informados sobre o papel das universidades e dos institutos de pesquisa.

Já o painel “Agricultura Familiar e Pequeno Produtor” irá abordar questões relacionadas às políticas para inclusão de modelos sustentáveis, às oportunidades de mercado e sucessão familiar e à viabilidade de negócios. Nas discussões sobre “Agricultura Digital – Conectividade”, as palestras estarão focadas nos temas  Instrumentação, Monitoramento, Conectividade e o Mercado da Agricultura Digital.

O espaço funcionará durante os três dias de EsalqShow, das 9h às 17h. Haverá ainda uma área de exposições junto aos auditórios com a participação de centros de pesquisa, empresas e startups.

Clínica de consultoria para startups e empreendedores

Para a edição deste ano, o EsalqShow contará com uma programação exclusiva para os empreendedores e startups que desenvolvem inovações para o agronegócio.

A “Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores”, nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, irá oferecer sessões de consultoria individual, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das atividades a fim de materializar ideias em soluções e formatar modelos de negócios. Os atendimentos são gratuitos e ocorrerão por agendamento prévio.

Casa do Produtor Rural

Já pensou em fazer uma horta em casa reaproveitando materiais como canos, pneus e garrafas pets? Como cultivar hortaliças hidropônicas ou ainda fazer uma composteira doméstica? Estes serão alguns dos temas oferecidos pela Casa do Produtor Rural da Esalq/USP durante o EsalqShow.

As oficinas foram dividas nos módulos Olericultura, Fruticultura, Ambiental, Faça Você Mesmo, Controle Biológico de Pragas, Agroindústria, CPRural Responde, Meliponicultura e Fungicultura. Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão das 9h às 17 horas, no Espaço Inovar, na Central de Aulas.

Durante o evento, os participantes poderão aprender sobre diferentes temas agrícolas como o controle alternativo de pragas e doenças em hortas domésticas, o sistema integrado de produção de peixes e hortaliças, a importância da qualidade de água na agricultura e o preparo de solo, plantio, adubação e colheita para o cultivo de cenouras e beterrabas.

Projetos e serviços desenvolvidos pela Esalq/USP

A programação do EsalqShow 2019 contará com a apresentação de 23 iniciativas que estão disponíveis à sociedade. São projetos e serviços desenvolvidos nos 11 departamentos da Esalq/USP, que irão integrar a Feira de Inovação e Tecnologia do evento, e que já estão disponíveis ao mercado.

“O objetivo é aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis à sociedade. Por meio desta ação, a instituição abre suas portas e oferece a oportunidade de conhecer, por meio de estandes no evento, os departamentos que integram a Instituição”, diz Durval Dourado Neto, diretor da Esalq/USP.

Entre os estandes, o espaço “Agroindústria, Alimentos e Nutrição” apresentará as inovações em ciência e tecnologia na produção de bebidas, envolvendo ferramentas de garantia e controle de qualidade no processo. O público também poderá ter acesso aos estudos de inovação para a conservação de frutas nativas, que mostrará como os produtos naturais à base de óleos essenciais são utilizados como agentes antimicrobianos.

Outro espaço é o “Ciências Exatas”, que apresentará informações sobre a evolução da ciência estatística, sua importância no meio científico e nas ciências agrárias.

“Atualmente, muito se fala em Big Data e Machine Learning. Sendo assim, serão oferecidas orientações e assessoria sobre os novos desafios que surgem para auxiliar no planejamento de experimentos e também na análise de dados”, afirma a docente Sônia Maria De Stefano Piedade, que estará presente no estande.

Mais informações: https://fealq.org.br/esalqshow/

 

Agrolink