CIO da usina Bevap é vencedor pelo segundo ano consecutivo, do prêmio Executivo do Ano 2020 na categoria de Agronegócios e Serviços Relacionados
21-05-2020

CIO (Chief Information Officer) da usina Bevap, Fábio Andre Ramos, é vencedor pelo segundo ano consecutivo, do prêmio Executivo do Ano 2020 na categoria de Agronegócios e Serviços Relacionados. O reconhecimento foi feito em cerimônia no dia 18/03/2020 em São Paulo, ele atua como Gestor executivo na Bevap, empresa do setor de Bioenergia de Minas Gerais. 

Ramos afirma que tudo isso só é possível graças ao trabalho em equipe, colaboração e integração das áreas de negócio, contando com um elevado nível de maturidade da empresa, da gestão, apoio e direcionamento estratégico do CEO da empresa. “A tecnologia e a inovação estão em nosso DNA, diz Ramos, e nos posiciona como referência em tecnologia e inovação entre as usinas do país.”

O executivo comenta que no segmento de commodities os custos, a produtividade e eficiência são determinantes para a competitividade e sobrevivência das empresas. “Os preços são ditados pelo mercado (oferta e demanda) e a produção suscetível a intempéries ambientais, impactos externos como mercado internacional, política e flutuação  do câmbio, neste mercado de menos custos, maior eficiência e produtividade são fatores decisivos para sustentar o crescimento da empresa e distribuir resultados satisfatórios para os acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Nós só conseguiremos alcançar esses resultados trazendo inovação e tecnologia para o agronegócio, otimizando processos, operações e aumentando a produtividade com redução de custos.”

“Trabalhamos determinados a transformar, mudar os processos e as operações para elevá-las ao nível de excelência”.  Entre todos os projetos de 2019 a automação dos processos de plantio e tratos culturais foi o case com maior destaque na empresa.

“Essas operações compõe um custo muito elevado no processo produtivo da cana, pois os insumos (fertilizantes, agroquímicos/defensivos) são extremamente caros e a eficiência e controle assertivos e com qualidade nessa fase do processo de produção traz ganhos expressivos. O projeto TPL tem como objetivo reduzir e controlar o consumo dos insumos (fertilizantes, agroquímicos/defensivos) através de uma aplicação assertiva e controlada de forma automatizada evitando e desperdício, falhas nas aplicações e controle. Todo processo é monitorado on-line pelo COA.”

O executivo explica que um dos maiores desafios nas implantações de novas tecnologias é a mudança da cultura em todos os envolvidos no projeto, e diz que a garantia do sucesso está no trabalho em equipe, comprometimento da gestão e alinhamento com a área de negócio.

“A sinergia entre a área de tecnologia e a área de negócio é fator determinante para o sucesso do projeto”, explica o CIO. 

“O projeto implementado traz um conceito disruptivo para essa atividade, aliada a inteligência artificial, IoT, M2M, Machine Learn e Cloud. O conjunto delas, aplicadas ao negócio, proporcionou redução de custos, aumento de produtividade e eficiência. Todas as operações foram automatizadas, permitindo uma aplicação adequada e controlada com o uso de automação e monitoramento online para acompanhamento e tomada de decisão em tempo de execução”, conta.  

O CIO explica que nesse projeto contou com uma empresa parceira provedora de soluções tecnológicas e computadores de bordo que viabilizaram o projeto.

“Não existe dúvidas que, os desafios postos à agricultura somente serão superados com a adoção de tecnologia e inovação”. Estas tecnologias deverão garantir aumento de produtividade, eficiência e menor custo de produção garantindo o futuro de todos de maneira segura e sustentável.

A inovação e tecnologia ainda têm grandes desafios a serem superados pelo agronegócio, por exemplo, conectividade no campo, infraestrutura adequada, políticas, regulamentação e incentivo aos novos processos tecnológicos estão entre os desafios da expansão da agricultura 4.0 no Brasil”, finaliza.

Fonte: Assessoria Comunicação Bevap