Falta de comunicação ainda desafia integração entre áreas do setor bioenergético
18-08-2026

Tema foi debatido durante a 2ª edição do Bate-papo técnico “O Setor Bioenergético Jogando Junto é Gol!”, que integrou a programação da Fenasucro & Agrocana 2026

“Comunicado não é comunicação.” A afirmação de Roberta Pereira da Silva, Gerente Financeiro e Comercial da Usina São Domingos, resume um dos principais desafios enfrentados pelas empresas do setor bioenergético na atualidade: fazer com que a informação realmente circule entre as equipes.

Roberta foi uma das debatedoras do painel “A importância da comunicação entre as áreas que compõem o setor bioenergético”, parte da 2ª edição do Bate-papo técnico “O Setor Bioenergético Jogando Junto é Gol!”, que integrou a programação oficial da Fenasucro & Agrocana 2026.

Segundo a executiva, a divisão entre agrícola, indústria e administrativo é uma característica histórica do setor e ainda deixa marcas na rotina das empresas. “Antigamente, agrícola era uma empresa, indústria era outra e o administrativo, uma terceira. Hoje, esse cenário vem mudando, mas ainda há espaço para melhorias.”

É nesse processo de aproximar as diferentes áreas que a comunicação ganha papel fundamental. Para Roberta, ainda existe uma dificuldade em fazer com que as informações circulem de forma clara entre as equipes, o que pode comprometer o andamento dos processos. “Comunicar não significa apenas enviar um e-mail ou memorando. É preciso garantir que a mensagem seja compreendida por quem está do outro lado.”

▶️ Assista ao vídeo completo e confira a reflexão de Roberta sobre como melhorar a comunicação entre as áreas e fortalecer o trabalho em equipe.