Fazenda Barra Grande celebra início da safra 2025 com missa e inauguração de monumento
23-06-2025

Evento homenageia José Justino de Figueiredo e marca novo ciclo de produção no Engenho Barra Grande com fé, união e memória familiar
A Fazenda Barra Grande, localizada em Itirapuã - SP, detentora do mais antigo e único engenho movido à roda d'água do Estado de São Paulo, que produz as cachaças Barra Grande e Santo Grau Itirapuã, realizou neste sábado (21), uma cerimônia especial para marcar o início da safra 2025 do Engenho Barra Grande.
O evento, aberto a amigos, familiares e convidados, contou com uma Missa em Ação de Graças, seguida da inauguração de um monumento em homenagem a José Justino de Figueiredo, figura central na história da fazenda.
A homenagem celebra os valores, a fé e o legado de trabalho e dedicação de José Justino, reconhecido como um dos pilares da trajetória da propriedade. O monumento será um marco simbólico da memória e da continuidade do projeto familiar e agrícola que a Fazenda Barra Grande representa.
"Esse momento é muito especial para todos nós. Iniciar uma nova safra já é, por si só, motivo de gratidão. Mas poder celebrar isso com uma homenagem ao meu trisavô, que foi exemplo de coragem, fé e amor à terra, torna tudo ainda mais significativo", destaca Maurílio Cristófani, diretor da Fazenda Barra Grande.
Durante a cerimônia, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Itirapuã, em frente ao engenho, como sinal de união, patriotismo e respeito às raízes da comunidade local.
A Fazenda Barra Grande agradece a comunidade regional pelo momento significativo, que une tradição, memória e esperança em mais um ciclo de colheita. Ao fim da celebração, os convidados foram recepcionados com um café da manhã especial, reforçando o espírito de acolhimento e confraternização que marca a história da fazenda.