Fé na irrigação
25-03-2015

Usina Santa Fé projeta aumentar a produtividade investindo em irrigação por gotejamento

Clivonei Roberto

A irrigação no cultivo da cana na região de Nova Europa, no interior paulista, não fazia parte do cenário. Mas os tempos mudaram, além de estiagens mais constantes nos últimos anos, uma nova concepção passa a figurar na gestão das empresas: crescer de forma horizontal, por meio do aumento da produtividade. A irrigação é uma das práticas que possibilitam produzir mais toneladas de cana por hectare.
Neste contexto, a Usina Santa Fé, localizada em Nova Europa, resolveu testar a prática da irrigação em cana, e, em 5 de março, recebeu produtores de cana e profissionais de diferentes usinas para participarem de um Dia de Campo sobre o projeto de irrigação por gotejamento que adotou implantou.
A iniciativa é piloto, mas ocupa áreas comerciais da empresa, num total de 100 hectares, devendo ser expandida nos próximos anos. A estimativa é chegar a 300 hectares já na próxima safra. O plantio foi totalmente manual, embora deva ser plantado com máquinas na continuidade do projeto.
A área foi implantada em fevereiro de 2014 num ambiente C, utilizando duas variedades responsivas à irrigação: CTC 04 e RB 92579. A colheita está prevista para julho de 2015 e será totalmente mecanizada.
Confira matéria na íntegra na editoria Tecnologia Agrícola na nova edição da CanaOnline no endereço: www.canaonline.com.br
Ou baixe grátis o aplicativo CanaOnline na AppStore ou no Google play e receba grátis as edições da revista no seu celular.