Ferrovia de MS será prioridade em plano de investimentos
13-02-2019

 

DANIELLA ARRUDA

Reforma no trecho é prioritária para retomada do transporte e viabilizar a Transamericana

A ferrovia Malha Oeste – que está com o transporte de cargas praticamente paralisado desde 2015 – poderá ser incluída como prioritária no Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo federal a partir do próximo mês. A informação foi repassada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na semana passada, durante solenidade na Governadoria. “O ministro [da Infraestrutura] Tarcísio [Freitas] se comprometeu, em março, a colocar a nossa Malha Oeste como prioridade no PPI”, afirmou.

De acordo com informações do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a Malha Oeste foi tratada em reunião com o próprio ministro em Brasília.

“Havia um primeiro compromisso dele no ano passado, quando ele ainda não era ministro, de que ele colocaria [a Malha Oeste] na primeira reunião da PPI. Ele vai colocar na segunda reunião porque ele quer exatamente dar vazão a esses projetos, como o da Malha Paulista, que estão lá. Mas existe o compromisso pautado de que na segunda reunião ele coloca a Malha Oeste na PPI, para que ela se inclua como projeto prioritário do governo”, explicou.

RUMO

Há duas semanas, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu com representantes da Rumo, concessionária da malha férrea do Estado, para tratar da Ferronorte, que passa por Costa Rica e Aparecida do Taboado; e da Malha Paulista, que vai de Aparecida do Taboado até Santos.

Existe um pedido da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que está no Tribunal de Contas da União (TCU), para fazer um alongamento do prazo da concessão, assim como tem o da Malha Oeste, mas esse está bem mais avançado e está no âmbito do TCU. Eles vieram pedir apoio do governo do Estado, para que façam gestões junto ao Tribunal de Contas e à ANTT, para agilizar esse processo de concessão da Malha Paulista, porque os investimentos, a abertura de terminal em Aparecida e Chapadão, a duplicação e os investimentos da Malha Norte dependem da ampliação da capacidade. Então, primeiro eles têm de fazer os investimentos na Malha Paulista”, explicou o secretário.

Em decorrência dessa reunião, Azambuja já conversou com o governador João Doria (PSDB) a respeito do projeto da Malha Paulista e também agendou audiência no TCU. Como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já finalizou a avaliação da Malha Oeste e enviou a análise para o Tribunal, Azambuja também apresentará a demanda de Mato Grosso do Sul em relação a esta ferrovia.

TONELADAS

O terminal de Chapadão do Sul fechou o ano de 2018 com 1,2 milhão de toneladas embarcadas, entre soja e milho, além de 700 mil litros de etanol. Para o próximo ano, estão previstos 2 milhões de toneladas e 1 milhão de litros de etanol. Já o terminal de Aparecida do Taboado, que no momento é exclusivo para celulose, também operou no ano passado, com quase 30% a 40% a mais a saída de celulose pelo porto de Santos, segundo informações preliminares da Semagro.

Segundo o secretário Jaime Verruck, uma das discussões que o governo do Estado está fazendo é a ampliação da Malha Paulista, porque, se isso for viabilizado, provavelmente ocorrerão novos investimentos no terminal de Chapadão e também em Aparecida do Taboado.

“Ali [em Aparecida], estamos negociando, porque nós achamos que cabe a concessão do terminal de grãos também. A prefeitura até sinalizou que tem uma área. Ali não tem grãos, mas tem avicultura, então, o que foi pedido pelos empresários é a possibilidade [de investimento].

A Rumo não faz, mas existem empresas que fazem, e a ideia é a concessionária estimular e abrir a oportunidade de fazer”, completou. (DA)


Fonte: Correio do Estado