Folhas largas passam a dominar o canavial
29-09-2014

Com a intensificação do processo de colheita mecanizada, o ambiente dos canaviais foi alterado, já que agora o solo fica coberto com uma extensa camada de palha, que proporciona uma alteração no microclima dessas áreas, resultando em mudanças na umidade, temperatura e amplitude térmica. Essas características alteraram a flora infestante dos canaviais. As gramíneas deixaram de ser um problema tão grande, já as folhas largas, como as cordas-de-viola e mamona, passaram a ter significativa importância. 

Portanto, o produtor deve ficar atento a sua área, para saber bem quais as ervas daninhas que estão se adaptando melhor nesses novos sistemas. O coordenador agrícola da Associação de Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido, MG, Rodrigo Piau, orienta, portanto, os produtores da região a fazer a matologia, a fim de estarem prontos para essas mudanças. “Não adianta usarmos uma molécula para combater uma praga que não está lá. Dessa forma, se eu não conhecer bem meu canavial, fica complicado trabalhar”.
Atualmente, as principais plantas daninhas encontradas naquela região são a Corda-de-viola, Mamona, Capim Colchão, Colonião, Brachiárias e Mucuna.
Veja matéria completa na edição 13 da CanaOnline, editoria Herbishow. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e receba a revista grátis no seu celular – www.canaonline.com.br