França vê redução no plantio de beterraba sacarina e aumento no de trigo
10-04-2019

Os produtores franceses deverão reduzir drasticamente as semeaduras de beterraba sacarina e colza na safra deste ano, enquanto aumentam a área de trigo soft e cevada, informou o Ministério da Agricultura do país nesta terça-feira.

Em sua primeira estimativa para a área de beterraba sacarina de 2019, o ministério calculou a semeadura em 455 mil hectares, uma queda de 6,3 por cento em relação a 2018.

Uma área menor de beterraba já era esperada na França e em outros países da União Europeia, já que produtores e empresas açucareiras reagiram a uma queda nos preços que se seguiu ao fim das cotas de produção do bloco há 18 meses.

No caso da colza, incluindo uma quantidade mínima de safra de primavera, o plantio foi estimado em 1,32 milhões de hectares, uma queda de 18,5 por cento em comparação com o ano passado e 13,1 por cento abaixo da média de cinco anos.

Já os cereais devem ganhar área este ano.

As semeaduras de trigo soft, incluindo uma área de trigo de primavera muito pequena, foram estimadas em 5,01 milhões de hectares, um aumento de 2,8 por cento em comparação com 2018.

A estimativa ficou estável em comparação com a projeção de fevereiro e também em linha com a área média de trigo dos últimos cinco anos.

A área de cevada em 2019 está prevista em 1,9 milhão de hectares na França, um aumento de 7,7 por cento em relação a 2018 e 3,4 por cento acima da média de cinco anos.

Reuters