FS Bioenergia anuncia mais 3 usinas de etanol de milho em Mato Grosso
04-04-2019

Pilhas de milho fora de silos já cheios do grão, perto de Sorriso, no Estado de Mato Grosso 26/07/2017 REUTERS/Nacho Doce
Pilhas de milho fora de silos já cheios do grão, perto de Sorriso, no Estado de Mato Grosso 26/07/2017 REUTERS/Nacho Doce

A FS Bioenergia anunciou nesta quarta-feira a implantação de mais três usinas de etanol no milho em Mato Grosso, com previsão de que as obras de uma delas, em Nova Mutum, com investimentos de 1 bilhão de reais, começarão no início de maio.

A nova instalação da empresa terá capacidade para produção anual de 530 milhões de litros de etanol, 340 mil toneladas de farelo de milho, 17 mil toneladas de óleo de milho e cogeração de energia elétrica de 130 mil megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de até 55 mil habitantes, segundo comunicado da FS Bioenergia. 

As outras duas plantas serão erguidas nos municípios mato-grossenses de Campo Novo do Parecis e Primavera do Leste, repetindo os modelos de construção estabelecidos no Estado, disse a empresa, pioneira na produção de etanol inteiramente à base de milho no Brasil.

"Estamos extremamente satisfeitos com a evolução do cenário nacional para os produtos que oferecemos desde que iniciamos as atividades, em agosto de 2017. A nossa planta em Lucas do Rio Verde, cuja obra de ampliação foi finalizada recentemente, tem apresentado excelentes resultados e, por isso servirá de modelo para nossa expansão", disse em nota o CEO da FS Bioenergia, Rafael Abud.

Segundo a companhia, os projetos para Campo Novo do Parecis e Primavera do Leste ganharão andamento no primeiro semestre de 2020, depois que as operações da unidade em Sorriso estiverem consolidadas.

Quando concluídas, as cinco usinas somarão capacidade produtiva de 2,6 bilhões de litros de etanol ao ano, "alçando a FS Bioenergia a uma das três maiores empresas de etanol do país".

Com potencial para geração de 1.500 empregos diretos e indiretos durante a fase de obras, planta da FS Bioenergia em Nova Mutum será a terceira da empresa e terá capacidade para armazenagem de 400 mil toneladas de milho e moagem de 1,3 milhão de toneladas do grão.

Somada às usinas em Lucas do Rio Verde e Sorriso, a unidade levará a capacidade produtiva anual da companhia para acima de 1,6 bilhão de litros de etanol, 1 milhão de toneladas de farelo de milho e 51 mil toneladas de óleo de milho.

Por Roberto Samora

 

Fonte: Reuters