Furnas lança ônibus híbrido etanol-eletricidade em Brasília
14-05-2018

FURNAS participou na quarta-feira (09/05), em Brasília, do seminário internacional Eletromobilidade Aplicada ao Transporte Público por Ônibus: Desafios, Benefícios e Oportunidades. Na ocasião, a empresa apresentou o ônibus movido a eletricidade e etanol, parte do projeto de mobilidade urbana da empresa que também conta com outros dois veículos desenvolvidos em parceria com a COPPE UFRJ: um movido a eletricidade e hidrogênio e outro 100% a eletricidade.

"O maior desafio de FURNAS é o desenvolvimento tecnológico. Nascemos para fomentar a tecnologia no país", afirmou Claudio Semprine, Diretor de Novos Negócios e de Participações de FURNAS".

O Seminário Internacional é uma iniciativa dos ministérios das Cidades (MCidades) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. O objetivo é ampliar e fortalecer conhecimentos, além de aprimorar a capacidade técnica para compartilhar soluções em eletromobilidade nas cidades.

Potencial de mercado - Para FURNAS, o ônibus híbrido movido a etanol destaca-se entre os estudos. Isto porque este veículo tem condições de passar da etapa inicial (cabeça de série) para torna-se um lote pioneiro (pronto para circulação), com produção em escala. O custo inicial do projeto foi de R$ 1,5 milhão.

"Hoje acreditamos que o veículo híbrido a etanol teria capacidade de quebrar o paradigma e entrar no mercado. Um fator facilitador é que a cadeia produtiva do etanol já existe e está consolidada", explicou Nelson de Araújo dos Santos, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de FURNAS.

As características do ônibus impressionam: 13 metros, com piso totalmente baixo, ar-condicionado e três portas para corredor expresso, suspensão a ar e autonomia de 400 km para um ciclo urbano. A capacidade de abastecimento de 300 litros de etanol, com conexão bidirecional à rede elétrica, também reforça o conceito do protótipo, que permitirá boas performances com autonomia.

Além do ônibus movido a etanol, os representantes de FURNAS apresentaram detalhes dos projetos da companhia regulados pela ANEEL e relacionados ao tema mobilidade, ambos com tração elétrica: o PD-0394-1250/2012, sobre o desenvolvimento e testes de ônibus urbanos, e o PD-0394-1249/2012, sobre Desenvolvimento e Testes de Embarcações. As entidades parceiras são FURNAS, Finep, COPPE UFRJ, Tracel e LabH2 (Laboratório de Hidrogênio da UFRJ).

FURNAS e mobilidade - FURNAS coleciona bons resultados no que diz respeito a estudos com ônibus. A companhia já apresentou outros dois veículos, também desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): o ônibus movido a eletricidade e hidrogênio, que circula no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o ônibus 100% elétrico, já pronto, com previsão de início de testes com passageiros também na universidade.

Até o momento, vêm sendo realizadas as adequações e divulgação dos resultados. Os próximos passos dependem de parceiro privado, que dará continuidade ao processo de inovação.