Governador Romeu Zema abre segundo dia do Megacana e ressalta que Minas depende do agronegócio
07-08-2020

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fez a abertura do segundo dia do Megacana Tech Show Online, na noite desta quarta-feira (05). Em sua 12ª edição, pela primeira vez o evento acontece no formato online, com uma programação ao vivo e interativa, que inclui palestras, painéis, balcões de negócios e dias de campo virtuais.

Em sua participação, Zema lembrou que por dois anos consecutivos esteve em Campo Florido – MG durante a realização da feira, sendo em 2018 ainda como candidato. E ressaltou que Minas Gerais depende muito do agronegócio. "Não conseguimos atender 100% dos pleitos, mas o que está ao nosso alcance nós temos feito", afirmou.

O governador enfatizou ainda que o setor que mais cresceu no estado este ano foi o agropecuário, segundo dados da Fundação João Pinheiro. "O agro tem peso grande nas exportações e deixa o mercado interno bem suprido", comentou. Zema destacou que o setor é o negócio que deu certo no Brasil. "A indústria tem sofrido muito nos últimos anos, mas o agronegócio decolou e em Minas Gerais é cada vez mais representativo", pontuou, lembrando que o estado é o terceiro maior produtor de etanol. 

Zema ainda falou das dificuldades na gestão ao ressaltar que todos os anos o estado gasta mais do que arrecada, lembrando que a melhoria é a médio e longo prazo com as reformas necessárias. "Gostaria que no ano que vem todos se encontrem em Campo Florido", disse o governador para finalizar a sua participação.

Painel - Na sequência, a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, participou do painel "O Agro em Minas". O debate contou com as presenças dos deputados estaduais Antônio Carlos Arantes, Delegado Heli Grilo, Leonídio Bouças e Bosco. Na mediação do painel, o presidente da SIAMIG, Mário Campos, destacou que o setor sucroenergético é parceiro do estado.

A agroindústria e a sustentabilidade do setor, com o programa RenovaBio, foram alguns dos assuntos discutidos. Os deputados colocaram a importância de valorizar o etanol, um combustível limpo e sustentável. A necessidade de implantação de delegacias especializadas em furtos e roubos na zona rural, a melhoria das estradas para o escoamento das produções e os incêndios nas lavouras de cana também foram alguns temas colocados no painel.

A secretária de Agricultura colocou que o agro não parou na pandemia. "Apesar disso, estamos animados com os resultados do setor em Minas Gerais", afirmou, destacando que o estado bateu recorde na safra de grãos e aumentou as exportações em 8,7% neste ano, em comparação ao mesmo período de 2019. Ela ainda ressaltou que é preciso trabalhar o etanol como combustível junto à sociedade.

Assessoria de Imprensa

Megacana Tech Show