Governo da Índia aprova incentivo financeiro a produtores de cana
19-11-2015

O governo da Índia aprovou nesta quarta-feira, 18, um projeto para oferecer incentivos a produtores de cana-de-açúcar, em uma tentativa de reduzir o encargo financeiro a usinas que operam com prejuízos e de incentivar as exportações.
O governo deve pagar um subsídio de 45 rupias (US$ 0,68) por tonelada de cana produzida, afirmou Piyush Goyal, chefe do Ministério de Energia, Carvão e Energias Renováveis, que participou de decisão.
Esta será a primeira vez em que a Índia, maior consumidor mundial de açúcar e segundo maior produtor, vai pagar parte da safra diretamente aos milhões de produtores de cana-de-açúcar.
A decisão deve ajudar as usinas de açúcar a reduzir os custos. "As unidades produtoras agora podem descontar o pagamento realizado pelo governo do valor que será pago aos agricultores", afirmou um representante do governo.
Em setembro, o governo da Índia estipulou uma meta ambiciosa de exportar 4 milhões de toneladas de açúcar refinado durante a safra atual, que teve início em 1º de outubro, na tentativa de reduzir os amplos estoques domésticos e estabilizar os preços internos da commodity. O aumento das exportações deve ajudar as usinas a gerar mais caixa e a pagar as dívidas junto aos agricultores.
O volume armazenado de açúcar no país é estimado em 9,6 milhões de toneladas. O custo de produção de açúcar na Índia é maior que o preço internacional da commodity, o que torna o produto indiano pouco atrativo para importadores de outros países.